Muro de Berlim
Queda do Muro de Berlim, um acontecimento que todos os meios de comunicação assinalam. Uma data que registo, porque o tempo corre veloz e a memória dos homens é curta. Diga-se que o alcance dessa barreira física foi muito para além da divisão da cidade e dos seus moradores, representou um "muro ideológico" mundial.
Por isso, o Muro de Berlim marcou todas as gerações de alemães e não só. Lembre-se o impacto da declaração emocionada de John Kennedy: "Eu sou um berlinense" em 1963 aquando da sua primeira visita à Alemanha. Foi o despertar das consciências para a situação do Mundo em confronto ideológico, desse tempo das superpotências em guerra fria que se afrontavam em conflitos e guerras em pontos estratégicos do Globo...
A hora de mudança soou em 1989. Para trás ficaram muitas mortes, sofrimento e esforço daqueles que nunca desistiram de acreditar. E foram muitos. Daí a alegria desse dia 9 de Novembro em Berlim, derrubando o Muro...num sentimento feito de raiva e de esperança em dias melhores!
Dava (dá ) gosto ver (ou rever) o entusiasmo dos manifestantes naquela noite...
Sem comentários:
Enviar um comentário