Londres, 9 de Janeiro de 1863, data da inauguração da primeira linha de metro do mundo. Um meio de transporte nascido da necessidade de resolver o congestionamento de trânsito da capital britânica que, ao tempo, era a cidade mais populosa da Europa. Quando as pessoas formigavam por entre a confusão de carroças e carruagens que atravancavam as bancas de toda a espécie de produtos, o comboio subterrâneo apresentava-se como solução.
Olhando as imagens de ontem e de hoje, impossível não vislumbrar traços de um monumento no metro londrino. Por aí passou ( e passa) a História, feita da memória da cidade cosmopolita que vivenciou longos anos de paz e alguns de guerra. Mais precisamente os dias e as noites durante a II Guerra quando o metro serviu de abrigo à população ameaçada pelos bombardeamentos alemães...
Muito se progrediu nos últimos 150 anos. Dos 6,5Kms da primeira linha de um comboio ainda a vapor, Londres possui hoje uma rede com cerca de 500Kms. Esse meio de transporte inovador suscitou a admiração do "mundo" e os países mais desenvolvidos não tardaram em copiar o modelo. Por toda a parte, hoje as grandes cidades recorrem ao metro, cavando túneis a grande profundidade: um meio de promover a circulação de milhões de pessoas que, deste modo, ganham comodidade e tempo. Uma construção feita de engenho e de esforço humano, um trabalho colectivo marcado sempre pela perda de vidas. É assim o progresso!
Sem comentários:
Enviar um comentário