Um desabafo de quem foi às compras. Um aparelho de tv na Worten. Entendo que alguns não gostem da Worten, mas não é o meu caso. Neste grande espaço do grupo Belmiro de Azevedo encontro sempre tudo, desde o mais básico electro-doméstico à mais sofisticado aparelhagem audio-visual. A dificuldade reside na escolha. Acertada a compra com a promessa de ligação do novo aparelho à Zon Box. ficou marcada a data de entrega para hoje, dia 9 de Novembro das 14 às 20 horas. Aqui começa o problema.
Hoje, às 12 h 26 m, recebi um contacto telefónico, feito de um número desconhecido, da parte da Worten. Uma simpática senhora inquiria da minha disponibilidade para receber o citado aparelho "dentro de meia hora". Como não tenho por hábito dificultar a vida a ninguém, acedi. Mas, receando uma entrega atabalhoada devido ao adiantado da hora, repeti a pergunta acerca da ligação da TV. Resposta afirmativa. Começa a contagem de espera. Exasperante.
Passados mais de 60 minutos, contactei o número de atendimento geral da Worten que, durante largos minutos, me "deu música". Entretanto, tocam à porta. Um empregado entra com uma caixa que deposita na sala. Declara que não tem ordens para ligar o aparelho. Chama um segundo empregado que, durante mais de cinco minutos, clamou contra o trabalho e os vendedores das Lojas Worten que só querem vender para receber as comissões. Perdi a paciência e respondi-lhe que, sendo assim, o melhor seria levar o aparelho. E neste desaguisado, fui nomeando a vendedora de Telheiras, pedindo-lhe que a contactasse. Que não, porque ele pertencia a uma empresa de distribuição. Se era assim, sugeri-lhe que telefonasse ao seu chefe. Esperou pelo contacto do chefe e assisti a uma conversa mais mansa. Que não, só devia fazer a ligação aos quatro canais. Face a tudo isto, perguntei qual o tempo necessário para ligar à Zon Box e ainda quanto me cobraria pela prestação desse serviço. Cinco minutos foi a resposta.
Não pude deixar de comentar que, se tivesse começado logo, já estaria na rua. E só nesse momento o empregado recalcitrante começou a abrir a caixa. Em menos de cinco minutos o aparelho ficou a funcionar em todos os canais e não vi introduzir nenhum soft ware. Pelo menos, a embalagem do cd continua por abrir...
Notas finais. A primeira para condenar a falta de profissionalismo da maioria dos empregados. Inqualificável a falta de educação com que tratam os clientes. Para a Worten fica um conselho. Depois da formação dada aos vendedores, que considero impecável, cuide dos serviços de entrega. Há por aí muitas empresas e desempregados...Talvez falte é vontade de trabalhar. Por fim, à maneira das fábulas, direi que este caso prova que vale mais cumprir o estipulado do que facilitar. E ainda concluí que nunca se deve trabalhar de estômago vazio...
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