terça-feira, 11 de novembro de 2008

Amazónia


Imagem da Amazónia: um imenso imenso tapete verde de árvores frondosas que, apesar de todas as queimadas, continua a ser o grande "pulmão" do Mundo...

À vista daquele imenso verde só interrompido pelos meandros dos rios, senti-me insignificante. Cumpria um desejo quando nessa tarde, dos finais de Agosto de 1986, aterrei em Manaus. Era ver, respirar e tocar aquela terra que, desde o tempo de Liceu, enchia o meu imaginário.
Estacionado na pista, o avião mantinha o ar condicionado, mas já tínhamos a sensação característica da temperatura e da humidade da terra...

Fica para outra oportunidade, o registo das impressões da cidade e das suas gentes. E claro, do passeio pelo Rio Negro ao "encontro das águas". Por agora, transcrevo as notas da Wikipédia.


"A Amazônia (português brasileiro) ou Amazónia (português europeu) é uma região na América do Sul, definida pela bacia do rio Amazonas e coberta em grande parte por floresta tropical (também chamada de Floresta Equatorial da Amazônia ou Hiléia Amazônica), a floresta amazônica, a qual possui 60% de sua cobertura em território brasileiro. A bacia hidrográfica da Amazônia tem muitos afluentes importantes tais como o rio Negro, Tapajós e Madeira, sendo que o rio principal é o Amazonas, que passa por outros países antes de adentrar em terras brasileiras. O rio Amazonas nasce na cordilheira dos Andes e estende-se por nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. É considerado o rio mais volumoso do mundo.

No Brasil, para efeitos de governo e economia, a Amazônia é delimitada por uma área chamada "Amazônia Legal" definida a partir da criação da SUDAM (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), em 1966.
É chamado também de Amazônia o bioma que, no Brasil, ocupa 49,29% do território, sendo o maior bioma terrestre do país.
Uma área de seis milhões de hectares no centro de sua bacia hidrográfica, incluindo o Parque nacional do Jaú, foi considerada pela UNESCO, em 2000 (com extensão em 2003), Patrimônio da Humanidade."

Sem comentários: