domingo, 30 de março de 2008

Casamento



Casar uma filha não acontece todos os dias. Aqui fica o essencial da experiência de Maria, uma amiga minha, durante os preparativos do casamento da sua única filha: pormenores, percalços vários, muito nervosismo e cansaço...
Havia que programar tudo (porque o dinheiro não estica, dizia ela) e enumerava as compras e serviços. Mobilar e decorar a casa dos noivos e organizar tudo para o grande dia. Acertar o local da festa e a decoração, escolher o menu, a música, o arranjo da igreja...Decidir a lista de convidados, distribuindo-os criteriosamente pelas mesas, sempre com a preocupação de evitar susceptibilidades... Mas houve também lugar para o riso, momentos de autêntica anedota.
Quando já exausta e obcecada por tanto "comprar e pagar", Maria teve ainda de satisfazer a filha que pretendia fazer um pequeno escritório: uma estante, secretária e cadeiras. E lá foram os noivos e os pais a um grande armazém de moveis. Espaço imenso, arrumado "por estilos", criando o cenário de uma casa ricamente decorada: maples, mesas, estantes, cadeiras...Maria arregalava os olhos, tudo semelhante às mansões dos artistas de Hollywood (como via retratado nas páginas da Hola). Não se contendo, perguntou o preço. E à resposta do vendedor, reagiu baixinho: " Ai, que me estou a sentir mal!" Afastou-se o vendedor, regressando logo com um copo de água: "Tome que lhe faz bem!"

sábado, 15 de março de 2008

Primavera...



Estes dias de Primavera antecipada sugerem dias de Sol, campos verdes e jardins floridos. É a renovação da Natureza que contempla todos os seres vivos....
Considero piroso dizer isto, mas gosto muito desta época. Reacção própria de crianças, mas ainda bem que assim é!
A propósito da Primavera, lembro-me de uma estória passada com o meu Pai quando frequentava a escola primária. Acontecimento que deu brado na época, porque todos (os poucos que ainda restam) os colegas recordam o episódio...
Com a chegada da Primavera, o cuco começava a cantar. De manhã, chegado à escola, o meu Pai contou excitado a novidade. Ouvira o cuco e logo imitava o canto... Começou a aula, mas era nula a concentração. Logo tratou o meu Pai de pedir licença ao professor para ir à casa de banho. Habitualmente bem comportado, não teve dificuldade em obter autorização, mas na sala os cochichos e os risinhos dos colegas redobraram. Averiguada a razão de tanta agitação, veio a resposta: " É o J. a cantar como o cuco!"
Escusado será dizer que, ao regressar, o professor não se fez rogado e zás, lá vão duas reguadas!

Nota: Outros eram os tempos e outros os comportamentos. Esta ocorrência é anterior a 1926, dado que o meu Pai nasceu em 1916!


sexta-feira, 14 de março de 2008

Outros tempos...

Qualquer video serve para treino de principiantes!
Mas escolhi este que me transporta aos "tempos da inocência", como diria a Margarida Pinto Correia nas noites da TSF... tempos da juventude de outrora.



Introduzir videos

Esta será uma experiência que, espero, venha a ter sucesso!
Será uma tentativa!?

quarta-feira, 12 de março de 2008

PSD "em mudança"


Gosto muito de cor de laranja, porque lembra dias de Sol e alegria, uma cor que combina bem com o Verão!

Mas para mim, ainda que sem filiação partidária, laranja significa também PSD. Assim acontece desde a fundação do PPD/PSD, em 1974, e, de certo, não serei só eu a fazer tal identificação. Toda a gente sabe que laranja é a cor do partido de Sá Carneiro, Pinto de Balsemão e Magalhães Mota e que, no curso dos anos, se tem alargado a simbologia à "laranja-fruto". Laranja doce ou laranja azeda (conforme as situações em causa) e até já houve quem tivesse oferecido cestos de laranja aos lideres do partido!

Agora, parece que o PSD de Meneses quer cortar com a cor de laranja, substituindo-o por azul!...

Tudo muda e a tradição já não é o que era...Sem mais comentários!

Meteorologista-poeta




Estar atento à passagem dos dias é reparar nas grandes e pequenas notícias e, às vezes, pequenos nadas. Há dias dei comigo a sorrir ao ver na RTP, de manhã, um meteorologista-poeta que assinala as previsões, acrescentando um pormenor cultural: Viseu, cidade de Viriato, Coimbra das tricanas, Castelo Branco a cidade de José Cardoso Pires, Évora de Garcia de Resende, Setúbal de Bocage, Faro, a cidade de Ramos Rosa, etc, etc....


Se ainda não viram, pois então, prestem atenção: uma nota de optimismo cultural do Meteorologista-poeta. Ele que me perdoe não ter fixado o seu nome!

domingo, 9 de março de 2008

Peonia

Peonia

Este foi o ex-libris para o Blog. Escolha de acaso, resultante de um livro que, então, lia.
Estória passada na China, cenários pormenorizados de jardins e muitas flores...Gosto muito de flores e agradam-me as peónias. E se possível, peónias amarelas!

quinta-feira, 6 de março de 2008

Personalidades















Três personalidades relevantes da década de 1980




"Tanta porcaria boa"


Nunca devem os pais descurar a educação dos filhos: uma verdade indesmentível. Tudo certo até chegar a casos anedóticos.
Conheço um casal muito preocupado (e muito bem!) com a saúde da filha: menina que, então, contava 5 ou 6 anos. Ia ela cumprindo as recomendações da mãe....e assim não comia bolos, rebuçados e outras coisas doces, porque "são porcarias que só fazem mal".
Mas um dia, acompanhando a mãe, a menina estancou em frente da vitrine de uma pastelaria e não pôde resistir a dizer:
- Olhe, mãe! Olhe, tanta porcaria boa!...

quarta-feira, 5 de março de 2008

Quem parte e reparte...

Todas as metades são iguais?
Pergunta estúpida,mas que deve ser entendida no contexto da partilha do "quem parte e reparte..."
Um colega de trabalho não se cansava de repetir uma história passada há muito anos numa praia do Oeste. Preparando-se a mãe para dividir um bolo pelas duas filhas pequenitas, logo avisou a mais atrevida:
- Oh, mãe, dê-me a metadinha maior!
Risota geral nesse dia e que deu assunto para todo o Verão!
Ingenuidade infantil, mas que adverte os adultos para o egoísmo da natureza humana!