sábado, 15 de março de 2008

Primavera...



Estes dias de Primavera antecipada sugerem dias de Sol, campos verdes e jardins floridos. É a renovação da Natureza que contempla todos os seres vivos....
Considero piroso dizer isto, mas gosto muito desta época. Reacção própria de crianças, mas ainda bem que assim é!
A propósito da Primavera, lembro-me de uma estória passada com o meu Pai quando frequentava a escola primária. Acontecimento que deu brado na época, porque todos (os poucos que ainda restam) os colegas recordam o episódio...
Com a chegada da Primavera, o cuco começava a cantar. De manhã, chegado à escola, o meu Pai contou excitado a novidade. Ouvira o cuco e logo imitava o canto... Começou a aula, mas era nula a concentração. Logo tratou o meu Pai de pedir licença ao professor para ir à casa de banho. Habitualmente bem comportado, não teve dificuldade em obter autorização, mas na sala os cochichos e os risinhos dos colegas redobraram. Averiguada a razão de tanta agitação, veio a resposta: " É o J. a cantar como o cuco!"
Escusado será dizer que, ao regressar, o professor não se fez rogado e zás, lá vão duas reguadas!

Nota: Outros eram os tempos e outros os comportamentos. Esta ocorrência é anterior a 1926, dado que o meu Pai nasceu em 1916!


Sem comentários: