domingo, 17 de maio de 2009

Uei paesano!


Seja pela crise ou por outras razões, hoje lembro a emigração que, desde os finais do século XIX, transportou milhões de pessoas para além-mar, em particular para o continente americano. A tristeza e angústia espelhada no rosto desses pobres que as circunstâncias forçaram a partir nem sempre acabou mal. Alguns venceram, criaram raízes no país de acolhimento, logrando mesmo posição cimeira em vários domínios.

Actualmente a emigração segue outras rotas e outros são os destinos procurados. Mudaram as circunstâncias e, agora, os países de emigração viraram pólos de atracção. Mas em todo o caso repetem-se as questões sociais. Existem fenómenos de rejeição e outros mais ou menos bem sucedidos... como o do jovem que, na noite passada em Moscovo, venceu o Festival da Eurovisão: nascido na Bielorrússia, é hoje um exemplar cidadão norueguês!

Para homenagear todos os emigrantes, convido-vos a ouvir a voz de Nicola Paone, filho de emigrantes italianos que, embora nascido nos Estados Unidos, nunca esqueceu as raízes dos progenitores. Ouçam essa "identidade italiana", clicando em saber cultural,... Músicas e Nicola Paone!

Sem comentários: