quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Adolf Baeyer

Cientista alemão (1835-1917 )

"Nascido em Berlim, filho de um famoso geodésico da época, Jakob von Baeyer. Graduado na Universidade de Berlim, foi discípulo de Robert Bunsen e Friedrich Kekulé von Stradonitz e, durante muitos anos, professor em Berlim. Em 1872 foi ensinar química em Estrasburgo e, em 1875, substituiu Liebig na Universidade de Munique. Especializou-se em sínteses orgânicas e em reações de condensação. Em 1880 realizou, pela primeira vez, a síntese e formulou a estrutura do índigo e de seus derivados, o que lhe valeu a Davy Medal da Royal Society de Londres, em 1881. Outro importante trabalho foi a síntese do ácido úrico em trabalhando com o químico germânico Emil Fischer. Seus trabalhos permitiram estabelecer a fórmula estrutural do benzeno. Ganhou o Prêmio Nobel de Química de 1905 por suas pesquisas com corantes e compostos orgânicos."


Originário de uma família de cientistas, Adolf Baeyer interessou-se pela Física e por todos os ramos das ciências naturais, acabando por distinguir-se na Química orgânica e na indústria química. A descoberta do ácido barbitúrico, produzida a partir da reacção da ureia e do ácido melânico, ligaram-no para sempre aos barbitúricos. Uma descoberta que Adolf Baeyer e a tradição quiseram reforçar, estabelecendo a coincidência com o dia de Santa Bárbara (4 de Dezembro de 1864). Uma explicação aceitável que alguns espíritos maliciosos recusaram ao atribuírem tal designação ( Bárbara - barbitúricos ) à existência de um affair do ilustre químico. Por estas ou outras razões, a verdade é que estava descoberto o princípio de uma classe de fármacos a que, desde o princípio do século XX, o mundo civilizado se habituou.

Para terminar, direi que o nome Bayer faz parte daquela lista de químicos famosos que ninguém ( ou quase ) ignora. É esse o poder da publicidade à aspirina e ao Laboratório que dela dizia ser " a verdadeira, a legítima" marca do ácido acetilsalicílico. Lembram-se dos spots publicitários?

Sem comentários: