segunda-feira, 22 de março de 2010

Portinho da Arrábida

A ideia nasceu e a RTP concretiza a eleição das " 7 Maravilhas naturais de Portugal". Direi que parece um projecto de encomenda para animar os portugueses que andam tristes e macambúzios como que contagiados por uma onda de mal-estar e depressão. Alegrem-se, pois, pensando nas belezas que o País oferece e votem, votem!!!

Afigura-se difícil a escolha. Pesam razões objectivas e de natureza pessoal: o bairrismo, em primeiro lugar, e a lembrança de vivências ou o imaginário cultural que o lugar suscita. Pensava nisto ao optar pelo Portinho da Arrábida, um lugar que, para mim, associo a todos esses factores. Deste recanto da Arrábida onde passaram frades e poetas, retiro um só nome: Sebastião da Gama que sentiu como ninguém a eternidade desse lugar...esquecendo o "tempo e a vida"...ontem, tal como hoje.

O tempo e a vida

Que bom ter o relógio adiantado!...
A gente assim, por saber
Que tem sempre tempo a mais,
Não se rala nem se apressa.
O meu sorriso de troça,
Amigos,
Quando vejo o meu relógio
Com três quartos de hora a mais!...
Tic-tac... Tic-tac...
(Lá pensa ele
Que é já o fim dos meus dias)
Tic-tac...
(Como eu rio, cá p´ra dentro,
De esta coisa divertida:
Ele a julgar que é já o resto
E eu a saber que tenho sempre mais
Três quartos de hora de vida).


Sebastião da Gama, Serra-Mãe


Nota - Para votar basta clicar no título e escolher as 7 maravilhas ....

1 comentário:

goiaba disse...

Obrigada pela partilha do Sebastião da Gama. Gosto muito!
Já votei nas 7 maravilhas e claro que a Arrábida foi escolhida.
Abraço