terça-feira, 31 de agosto de 2010

O espelho da nossa imagem


O espelho da nossa imagem faz-se pelos outros. Alguém confessava com certa ironia que assumiu a velhice quando passou a usufruir da deferência dos outros passageiros nos transportes públicos. Uma ideia que me faz sorrir sempre que, no metro em horas de ponta, arrasto sacos de compras sem que ninguém me ofereça um lugarzito. Nada que o meu ar idóneo e cansado não merecesse...

De certo que isto de idades é relativo. Para os mais novos, uma pessoa de trinta anos já passou para o grupo dos "velhos". Relatividades à parte, interessa-me mais a opinião daqueles que pertencem à minha faixa etária. Esta será mais rigorosa e atenta, porque o "tempo" nos uniu indelevelmente nas memórias e espaços. Uma amiga minha costuma dizer que estamos na idade do "estás muito bem", significando com isso "vais envelhecendo bem". Nada mais simples e verdadeiro.

O tempo de férias propicia estas experiências da passagem do tempo. Muitas vezes, um ano desde o último encontro. Aconteceu assim neste Agosto ao reencontrar o A., meu colega de curso que está francamente envelhecido. Magro, rosto enrugado e uma enorme dificuldade em articular as suas habituais expressões de simpatia. A fala lenta e arrastada impressionava-me ao ponto de inquirir da sua tristeza: uma forma de perceber do seu estado de saúde. Evasivo fez recair as culpas no tempo enevoado...
Os olhos dos outros são o espelho da nossa imagem. Hoje constatei o envelhecimento e doença do A., , de mim hão-de opinar os outros...

1 comentário:

goiaba disse...

Pois é ... mas está provado que a idade aumenta a individualidade - quanto mais velhos, mais diferentes nos tornamos. E isso é bom!