quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Leopoldo III, rei da Bélgica


O interesse pelo nosso mundo passa também pelas efemérides. Passatempo, diversão, pretexto para divagar e recordar. Aconteceu hoje...

No dia 3 de Novembro de 1901 nasceu Leopolodo III da Bélgica que reinou entre 1934 - 1951. Participou na I Guerra Mundial e, estando já no "ofício de rei", viveu os efeitos do imperialismo nazi. As dificuldades do post II Guerra Mundial e o ambiente de conflitualidade geraram um desgaste político que conduziu à sua abdicação, sucedendo-lhe seu filho, Balduíno, que reinou até ao fim dos seus dias em 1993.

A memória do povo belga persiste no registo do rei Leopoldo III e do "casamento perfeito" com a Princesa nórdica, neta do rei Oscar II da Suécia e de Frederico VIII da Dimamarca. Dessa união nasceram três filhos: Josefina Carlota, Balduíno e Alberto. Porém a rainha Astrid não estava destinada à felicidade. Morreu inesperadamente no dia 29 de Agosto de 1935, próximo de Lucerne, num desastre de automóvel, que Leopoldo conduzia.

Mais tarde, em 1941, o Rei casou morganaticamente com Lilian Baels, que ficou conhecida como Princesa de Réthy. Deste casamento nasceram três filhos.

Para mim esta memória contém outra memória. A de um dia 29 de Agosto ( 1975) na Bélgica quando um jornal assinalava a data daquele fatídico acidente. E como as recordações são como as cerejas, na minha mente passei as imagens de um casamento régio que a RTP ( ainda nos primórdios) transmitiu em directo: Balduíno, o rei de sorriso triste, e a terna Fabíola. Aconteceu no dia 15 de Dezembro de 1960.

1 comentário:

goiaba disse...

Obrigada pela partilha.Lembro a postura "pouco clássica" de Balduíno e Fabíolo.
Abraço