quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A Escola de outrora...

Devo imputar a Miguel Sousa Tavares este regresso ao tema escola. A culpa está no artigo que publicou no Expresso de sábado passado. Por aí passam imagens da escola dos anos 50, um tempo que corresponde também ao da minha primária. Memórias, tantas memórias...tantas quantos os milhares de sexagenários portugueses: apetece dizer.

"Vi uma manifestação de pais, alunos e professores de uma escola pública, onde, dizem eles, chove em alguns locais e faz frio porque não há aquecimento na escola. Eu entrei para o ensino numa escola pública de um aldeia da Serra do Marão. Todos chegávamos a pé, por montes e vales, sob um frio indescritível, e alguns chegavam descalços. Não havia, obviamente, qualquer aquecedor na única sala de aulas, em granito, onde se amontoavam todos os alunos da 1ª à 4ª classe, com uma única professora - que não faltou um dia do ano. Não havia cadernos nem canetas, havia giz e lousa. O "recreio" era um pequeno descampado, onde jogávamos futebol com uma bola de trapos. Mais tarde, frequentei um liceu público, em Lisboa, onde também não havia aquecimento algum, o único recinto desportivo era um desmantelado campo de basquete em cimento, onde tentávamos jogar futebol de sete , e no barracão que fazia de ginásio, tínhamos de começar por limpar com esfregonas a água da chuva que caía do tecto. Que eu saiba, não morreu ninguém e, quem quis, estudou.

Nos últimos anos, os governos têm investido fortunas nas escolas públicas e nas suas condições de funcionamento. Todas as escolas que visito hoje são um verdadeiro luxo, comparadas com o que conheci nos meus tempos de de estudante - e isto para não falar já nos computadores, nas três refeições por dia, etc. os pais, os alunos e os professores que hoje estão no sistema de ensino deveriam agradecer o esforço incrível feito pelos contribuintes para que eles disponham das condições que têm. Há uma escola onde falta o aquecimento e chove em alguns lugares? Ó meninos, agasalhem-se e levem guarda-chuvas!"


Nota - A falha de aquecimento numa escola de Vila Real ficou a dever-se a uma avaria na caldeira, um problema que, entretanto, deve ter sido ultrapassado.

Sem comentários: