segunda-feira, 11 de julho de 2011

Sudão do Sul, o 194º Estado da ONU







Nasceu um novo Estado, o Sudão do Sul . Independência sofrida depois de um longo período de guerra civil. Triunfo da vontade expressa em referendo que é também um marco no direito internacional que assim rompe o "velho mapa" de África dos tempos do colonialismo.

Para o Sudão vislumbra-se um grande desafio, porque detém potencialidades económicas incalculáveis. Queira a vontade dos sudaneses que essa riqueza seja posta verdadeiramente ao serviço do desenvolvimento do País, cujo futuro desejamos próspero e feliz...


À euforia do Dia da Independência sucede o receio. Temem a corrupção instalada e o poder de "alguns" compatriotas e de estrangeiros. Um cenário que é um alerta na via pública: "Yes, we can stop corruption". Mensagem sintética de uma ameaça que paira. Mais um combate a travar, que saiam vitoriosos!

1 comentário:

Unknown disse...

Seria desejável que assim fosse, Peonia, mas infelizmente o contacto longo que já tenho com alguns países africanos, ditos emergentes e "novos",tem-me provado que os interesses instalados (eles estão sempre presentes...), não asseguram a paz nem a justiça para estes países. Oxalá isto não se venha a verificar no novo Sudão do Sul, ao qual desejo grande prosperidade.
Beijinhos e parabéns pela oportunidade da publicação.