quarta-feira, 21 de setembro de 2011

"É bom ter amigos em cargos importantes"

"É bom ter amigos em cargos importantes", W. Buffet dixit (ver mensagem anterior). Nada que não soubéssemos já. Uma vez na vida, pelo menos, beneficiámos da experiência de conhecer alguém bem posicionado. Por cá, chama-se "cunha" a este "empurrãozinho" para obter um pequenino favor... ou de um tamanho que só Deus sabe...

Verdadeira instituição que, sendo muito nossa, prolifera à escala global. Com outros nomes, mas com igual funcionalidade. Ninguém escapa à sua prática. Aquele "jeito" para ganhar tempo no atendimento de uma repartição pública ou num qualquer serviço de saúde e outros, muitos outros casos. Quem não recorreu a um qualquer destes expedientes que atire a primeira pedra. Não vale mentir.Habituámo-nos a isto como uma fatalidade. Quase aceitamos, mas há limites. Ocorrem-me alguns casos inaceitáveis.

Uma notícia recente dava conta de Escolas que abriram concurso para colocação de professores, exigindo tais condições que, dizem os interessados, apontam directamente para uma determinada personalidade. Assim sendo, mais valia acabar com o rótulo de concursos e contratar directamente os "eleitos" pelas direcções.

Um segundo caso. Vão ser retomados os concursos na função pública. Aplaudo, mas segundo os jornais, a nomeação ficará dependente do Governo que deve escolher um dos primeiros. Vislumbra-se aqui uma distorção de critérios ou será que estou errada?


Injustiças, cunhas e situações pouco transparentes podem também ocorrer com as alterações à Lei dos Despedimentos. Uma leitura atenta leva-nos a tais receios...

Sem comentários: