quarta-feira, 27 de junho de 2012

Guilhermina Suggia, a violoncelista



Passar pelo site de genealogia pode servir para avivar a memória acerca de personalidades esquecidas. Não é bem o caso de Guilhermina Suggia que nasceu neste dia no ano de 1885 no Porto. De ascendência italiana, cedo manifestou os dotes musicais que dela fizeram uma violoncelista de referência mundial.

À formação ministrada pelo pai seguiu-se o estrangeiro e a influência dos grandes mestres. Ainda em Portugal conheceu Pablo Casals que com ela manteve um agitado relacionamento afectivo. Entretanto, a Europa curvava-se ao talento de Guilhermina, a "Paganina" como muitos lhe chamavam. Haia, Bremen, Amesterdão, Paris, Mainz, Berlim, Bayreuth, Praga, Viena aclamaram-na, tal como outros palcos na Suíça, Rússia, Roménia e Inglaterra. Viveu em Londres a última etapa da sua carreira internacional. Aí foi retratada por um pintor que soube registar com mestria os traços da sua forte personalidade.

Mais tarde, em 1924, Guilhermina preparou o regresso ao país. Casou com um médico português e viveu na sua terra-natal até ao fim dos seus dias. Morreu no Porto no dia 30 de Julho de 1950.

Sem comentários: