segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Bussetto, Sant´ Agata


Sant´Agata em Busseto será sempre um lugar mítico. Por aí respira-se a memória de Verdi que soube construír um património para a eternidade. Nunca lá estive, mas ainda não desisti de  uma visita. Partir pelo prazer de observar cada recanto, absorvendo o espírito verdiano: um sonho antigo, aguçado agora pelo texto de  Jorge Calado.  Entendo-o como um desafio que compartilho...

" Não venho falar de ópera; venho lembrar Giuseppe Verdi, cujo bicentenário  do nascimento ocorre este ano. Verdi, o sábio, o lavrador, o arquitecto, o patriota, o homem de bem. Há um par de anos tive a sorte de visitar Villa Verdi - a quinta e casa em Sant´Agata, perto de Busseto, onde o compositor viveu o último meio século de vida.
Agora recebi um belo livrinho, profusamanteilustrado, que despoletou mil recordações. Lá estão as árvores exóticas que Verdi encomendou e plantou, o pequeno lago onde pescava carpas ( e onde a . mulher, Giuseppina Strepponi, ia morrendo afogada), o pedregulho onde se sentava, a colina artificial com a gruta subterrânea onde guardava. entre camadas de palha, o gelo do Inverno para uso no Verão. Para verdi. "o jardineiro, cozinheiro e cocheiro eram os verdadeiros tiranos de um casa" embora o o seu risotto alla milanese fosse famoso). Amava o campo e companhia dos animais. Lá está a coluna de mármore " à memória de um verdadeiro amigo", que marca o túmulo de Lulû, o bichon maltês.
(Giuseppina passeava-se pelos jardins com um papagaio, Loreto ao ombro). Viviam no piso térreo, levanta-se às 5 da manhã para tatar da faina  agrícola (a propriedade  que chegou aos 900 hectares) e remodelava a casa para "dar a muitos pobres operários que a miséria na classe pobre é grande, grandíssima". Construíu o Hospital de Villanova para a população local e orgulhava-se de que "na minha aldeia, o povo não emigra". "Se fosse governo, não pensava nos partidos, branco, vermelho ou preto - pensava no pão para comer." Belo exemplo para os politicos portugueses, atá para o que não vão à ópera."

Jorge Calado, Sant´Agata in Actual, 16 de Fevereiro de 2013

Sem comentários: