quarta-feira, 26 de junho de 2013

Brasil sem violência


Uma foto das muitas manifestações que, por estes dias, acontecem no Brasil. Início de um novo ciclo na vida do País?  Por ora, ninguém saberá responder...mas nada vai ser como dantes, penso. 
Continuidade de um movimento que encontra semelhanças em outros. Seja a  Primavera  Árabe,  os Indignados...que vêm sendo reproduzidos e adaptados às circunstâncias específicas de cada país, em todos eles existe um ponto comum, a revolta contra o sistema. 

Começou tudo no continente americano e nele há-de repercutir-se. Uma crise  social instalada num mundo dominado pela especulação financeira.  Refém do capitalismo, o  poder político soma e segue. Primeiro com obras de fachada produzidas à custa do bem-estar do povo, depois impondo a austeridade. Por cá, a  Europa apresenta-se entre dois grupos, sendo que a crise dos   "países pobres" alastra ao  grupo dos "ricos" que ditam a política de austeridade .Os excessos das  políticas recessivas deste mundo globalizado acabam condenados pela economia que vive da oferta e da procura.  Por isso, em Portugal, o  "patronato" tende a aproximar-se do "trabalho" na mesma contestação à política do Governo.  

Esperamos para ver como evoluem as coisas na  Europa e no mundo. Pena é que os políticos saibam pouco de História, porque dela retirariam algum conhecimento para impedir a conflitualidade e a violência...

Sem comentários: