quarta-feira, 24 de junho de 2009

A Escola e os exames


Exames, um assunto sobre o qual todos opinam. Sem entrar na discussão da natureza das provas (corre por aí que pecam pelo facilitismo ), refiro-me apenas aos exames como meio de avaliação. Ineficazes, dizem alguns. Afronta a quem trabalha é o ponto de vista de outros que consideram suficiente a avaliação contínua para testar conhecimentos e aptidões.

Sem contestar a importância da avaliação contínua, devo confessar que sou a favor dos exames. E lembre-se que actualmente nenhum aluno médio corre o risco de reprovar, dado o peso diminuto destas provas no resultado final. Ora, sendo a ponderação da avaliação contínua superior ao resultado da nota da prova de exame, então, o sistema não prejudica ninguém. Dizia um velho professor que os exames não matam e, dada a experiência dos anos, concluí pela pertinência da afirmação.
Vantagens dos exames? A síntese da matéria do ciclo ou de um ano lectivo exige ao aluno uma capacidade de concentração que lhe permite identificar os itens essenciais, estabelecendo conexões entre eles. E dessa revisão final sedimentam-se conhecimentos que a memória regista para toda a vida. Que o digam as gerações mais velhas!...

Decididamente, julgo que os "prós" superam os "contras". O exame testa ainda a capacidade de resistência ao stress face ao desconhecido, obrigando a "descobrir" soluções ou alternativas. Falo por experiência pessoal, lembrada que estou de algumas situações que muito contribuíram para aumentar a minha auto-estima!

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