segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Maquiavelismo e suspeição

Maquiavelismo, suspeição e falta de ética, assim se caracteriza o actual momento político. E porque o futuro não se vislumbra melhor, os portugueses andam calados e tristes.

Está instalada a desconfiança entre responsáveis políticos e isso obsta ao entendimento e paz social necessários à governação. E falhando a credibilidade naqueles que nos governam, a esperança esfuma-se até atingir o ambiente de crise rumo à depressão colectiva.

Agora que se aproxima a data das eleições, pede-se um período de tréguas. E depois de 27 de Setembro, poder-se-á acreditar que tudo irá ser esclarecido?

Sobre a análise desta crise institucional, transcrevo um excerto do comentário de Ricardo Costa, publicado no Expresso de sábado. Tudo fica claramente dito.

"Caso alguém se tenha esquecido, a história das escutas (ou vigilância), a que o expresso chamou "Sillygate", começou no início de Agosto. Nessa altura, o Presidente e o primeiro-ministro só tinham uma coisa a fazer. Falar aos dois directamente sobre o assunto. , tomar as medidas necessárias, investigar o caso aparte a parte, tirar as respectivas consequências e explicar o caso ao país. Mas não fizeram nada disso.
Cavaco e Sócrates deixaram o cortejo seguir rumo ao precipício. É lá que estamos metidos agora. Para todos o efeitos, uma parte dos portugueses acha que o governo vigia os movimentos do Palácio de Belém. Outra parte acha que a Presidência da República quer queimar José Sócrates a todos o custo. Há quem ache as duas coisas e quem não ache coisa nenhuma. Mas não deve haver uma alma no burgo que ache que isto é normal.
Ou muito me engano ou este caminho não tem recuo. Neste momento José Sócrates já decidiu que vai fazer tudo para apear Cavaco Silva de Belém. E está mais que disposto a engolir Manuel Alegre como candidato conjunto do PS, do Bloco e do PCP, cujo candidato vai desistir na véspera das presidenciais. E Cavaco está decidido em arrumar José Sócrates numa página irrelevante da História. E nós, temos mesmo que assistir a isto?"

1 comentário:

goiaba disse...

Pois é, depois de domingo pode renascer a esperança mesmo que conheçamos bem os cenários possíveis. Mas se começarmos a estar atento ao que vai pelo mundo ...
( que orgulhosa estaria com um "presidente Obama"!)
Abraço