quinta-feira, 31 de março de 2011

Muito sofrem as Princesas...


Hoje deu-me para falar sobre o sofrimento das princesas. Tudo isto, porque no dia 31 de Março de 1718 nasceu uma princesa, Mariana Victoria de Bourbon, filha de Filipe V e de Isabel Farnésio. Destinada a casar com o futuro Luís XV, apenas com com quatro anos, Mariana foi levada para corte de França. E aí, longe do afecto de seus pais, passou dois anos a Princesa-menina. Sofrimento de que pouco ou nada se fala, dado que só as razões de Estado contavam. E por tais motivos aconteceu a ruptura do acordo matrimonial, porque urgia assegurar a sucessão dinástica em França.


A pretensa noiva de Luís XV acaba "devolvida" à corte de Madrid, o que muito humilhou a Rainha. Então, recomeça a procura de um bom "partido" para a Princesa, tudo numa acção concertada entre diplomatas e cabeças coroadas. As diligências emergiam das cortes interessadas, sendo de realçar os representantes de D. João V em Espanha, França e da Holanda. Traçado o projecto e depois de prolongadas negociações chegou-se a um "acordo de matrimónios" entre as duas monarquias Ibéricas.


Operação política que teve o seu epílogo no Caia, em 1729, na designada "troca de Princesas". Para Portugal a Infanta Mariana Vitória, saindo D. Maria Bárbara (filha de D. João V) para casar com Fernando, o sucessor ao ao trono de Espanha. Os preparativos e a cerimónia, que José Saramago descreve com maestria e humor, decorreu entre percalços e a pompa requerida.

Se à documentação oficial não cabia referir o desgosto da separaçâo nem os problemas de adaptação das princesas a uma corte estrangeira, o mesmo não pode dizer-se da correspondência trocada entre Mariana Vitória e a Rainha, sua Mãe. Escusado dizer que o mesmo se aplica a D. Maria Bárbara, uma situação agravada pela ambição de Isabel Farnésio...

O título vai propositadamente no presente. Mudam-se os tempos, as circunstâncias, mas os deveres exigidos a uma princesa persistem. Basta deitar os olhos por essa Europa das monarquias. E logo agora que correm os preparativos de mais um casamento principesco em Inglaterra...



1 comentário:

goiaba disse...

Gostei de ler. Obrigada