domingo, 14 de outubro de 2012

Assim vai o País do "bem prega frei Tomás..."






Afinal, o actual Governo sofre do mesmo mal do anterior. Henrique Monteiro esclarece e comenta a situação de como Passos Coelho e Miguel Relvas passam de impolutos a investigados...


" Todos nós sabemos como tem sido. O Estado cria um programa, sempre com a melhor intenção, e uma série de artistas da vida desatam à procura de modos de fazer dinheiro com esse programa.
Claro que o comum do cidadão não sabe da existência de tais programas. Apenas quem tem contactos na administração. É que tais programas financiados pelo Estado português para tudo e mais alguma coisa: técnicas de manicura, língua espanhola, expressão práticas de creche expressão dramática e, claro, empregados de aerodómo.
O sistema é simples.   Há um fundo europeu dsiponível; há uma entidade pública que cofinancia; há uma série de de gente desempregada ) que pretende valorizar-se e há, sobretudo e tristemente,uma série de pessoas que se aproveitam de tudo isto para ganhar bom dinheiro. Uns à descarada, outros mais comedidamente, outros, até imagino, ingenuamente.
Com esta mistura, pode começar o negócio, que apenas o é para os formadores.Não nego que para  alguns formando tenha sido uma boa aplicação de tempo, mas não creio que a maioria tenha ficado melhor depois disto e gostaria de ver um balanço bem feiro, e por uma entidade independente, que relacionasse o investimento com os resultados. Já os formadores podem ganhar umas massas, sem muito esforço. E legalmente. Ainda que, em muitos casos, imoralmente.
 Imaginem o que pensará alguém que está a utilizar dinheiro de todos nós para formar técnicos camarários para aeródromos. 1023 técnicos para uma região que só tem três aeródromos em actividade e mais seis desactivados. E que, para isso, sabe que se está a gastar 1,2  milhões de euros. Eu  pensaria que é imoral. Estou convencido que a maioria das pessoas bem formadas teria o mesmo pensamento. Não se pode gastar o que é comum de forma tão desbragada!
Mas, segundo o "Público", não foi o que pensou Miguel Relvas nem  Passos Coelho. Ambos  colaboraram neste esquema, em conjunto com amigos.
Se é ilegal ou criminoso, dirá a justiça. Por mim, apenas interrogo: é com gente assim que nos vai tirar o peso do Estado de cima e cortar na despesa?  Nem pensem! Vejam o OE..."  


Henrique Monteiro, Com Gente assim...in Expresso, 13 de Outubro 2012.

Sem comentários: