quarta-feira, 3 de outubro de 2012

David, a obra e o criador


"Na Primavera de 1501 (Miguel Ângelo)  voltou a Florença.
Um gigantesco bloco de mármore tinha sido confiado, quarenta anos antes, pela Obra da Catedral (Opera del Duomo) a Agostino di Duccio para esculpir a figura de um profeta. A obra, apenas encetada, logo ficara interrompida. Ninguém ousava retomá-la. Miguel Ângelo encarregou-se disso e, dessa rocha de mármore, fez brotar o David colossal.
Conta-se que o gonfaloneiro (oficial de justiça) Pier Soderini, ao vir contemplar a estátua que tinha encomendado a Miguel Ângelo fez-lhe algumas observações para dar mostras do seu gosto: criticou a espessura do nariz. Miguel Ângelo subiu ao andaime, pegou num cinzel e num pouco de poeira de mármore, enquanto mexia ao de leve o cinzel, deixava cair a pouco e pouco a poeira; mas evitou cuidadosamente tocar no nariz, que deixou como estava. Depois, voltando-se para o gonfaloneiro, declarou:
"- Olhe agora.
"- Agora -disse Soderini - gosto mais. Deu-lhe vida.
"Miguel Ângelo desceu então do andaime rindo silenciosamente."
Parece que se lê esse desprezo silencioso na obra. É uma força tumultuosa em repouso. Está cheia de desdém e de melancolia. Sufoca entre as paredes de um museu. Tem necessidade do ar livre, "a luz da praça pública", como dizia Miguel Ângelo.
A 25 de Janeiro de 1504 uma comissão de artistas de que fazia parte Filippino Lippi, BotticellI, Perugino e Leonardo da Vinci, deliberou sobre o local a destinar ao David.A pedido de  Miguel Ângelo foi decidido erigi-lo em frente do Palácio da Senhoria. O transporte da enorme massa foi confiado aos arquitectos da catedral. A 14 de Maio, pela tarde, fizeram sair o colosso de mármore da armação de madeira onde tinha estado encerrado, demolindo a parede por cima da porta. Durante a noite, pessoas do povo apedrejaram o David, com o fito de o partir.Foi necessário montar guarda. A estátua avançava lentamente, amarrada direita e suspensa, de maneira a balançar livremente sem tocar o chão. Foram necessários quatro dias para o levar do Duomo até ao Palácio Velho. A 18, ao meio-dia, chegou ao lugar indicado. Continuaram a montar guarda em torno dele, durante a noite. Apesar das precauções, uma tarde a estátua foi apedrejada.."


Romain Rolland, Miguel Ângelo

Sem comentários: