sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Boas notícias em Portugal

Para animar, registo três boas notícias.  A mais recente diz respeito à existência de ouro no Alentejo, na zona de Montemor. Quem sabe se não estará aí uma saída para as dificuldades que atravessamos.  Pelo menos criam-se alguns postos de trabalho, o que já não é mau. 
Seguem-se duas outras notícias. Tão ou mais agradáveis, uma vez que apontam para o bom desempenho dos portugueses. Para que se saiba: as  nossas crianças começaram a melhorar o aproveitamento em Matemática. Afinal, não foi em vão a aposta na  formação dos professores. E ainda para alimentar o nosso ego, uma outra boa notícia que confirma o nosso empenhamento e capacidade de trabalho. Nada mau em confronto com outros países,  desta vez, no sector agrícola. E agora é continuar a melhorar!!!

1.  "A Colt Resources, que se dedica à exploração e desenvolvimento de projectos mineiros, sobretudo de ouro e tungsténio, revelou que “foram identificadas mineralizações de ouro em várias jazidas, numa zona com um comprimento de 30 km”. Num total de 12 sondagens, “todas as perfurações intersectaram rochas mineralizadas em ouro”, lê-se num comunicado de imprensa.
A empresa finalizou já o programa de 12 sondagens de ouro nesta área (numa zona do concelho de Montemor próxima de Évora), e o seu presidente, Nikolas Perrault, congratula-se “por verificar que cada perfuração atingiu a zona mineralizada”. Disse também, no mesmo comunicado de imprensa, que os dados já começaram a ser analisados, “antecipando um novo programa de pesquisa

2.  " Em três estudos internacionais, os alunos portugueses de nove anos conseguiram ficar acima da média.
Os alunos portugueses do 4.º ano tiveram melhor desempenho a Matemática do que em Ciências ou leitura em dois estudos internacionais que foram realizados em 2011 para avaliar as competências das crianças de nove anos nestes domínios.
Dos 50 países que participaram no estudo que avalia o desempenho em Matemática e Ciências – Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS) –, Portugal ficou, respectivamente, em 15.º e 19.º lugar.
O desempenho em leitura foi avaliado pelo estudo Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS), em que Portugal participou pela primeira vez, tendo também aqui ficado em 19.º lugar. Ambos os estudos são realizados pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA).

3. "Portugal foi o 5º País da União Europeia com maior rentabilidade no sector agrícola, neste ano de 2012, segundo dados revelados, ontem, pelo Eurostat que indicam que o rendimento na agricultura cresceu 9,3%.
À frente de Portugal aparecem a Bélgica, com um aumento de 30%, a Holanda, com 14,9%, a Lituânia, com 13,6% e a Alemanha, com 12,1%. A vizinha Espanha ficou em 14º lugar com um rendimento de apenas 2,4%.
As culturas de sequeiro, com destaque para os cereais, ficaram claramente marcadas pelo Inverno seco o que levou a uma dependência muito grande do exterior, relativamente às áreas de regadio registaram produções muito significativas.
Neste capítulo, Alqueva teve um papel preponderante por exemplo na produção de milho foram cultivados 6000 hectares com produtividades das mais elevadas a nível mundial, na ordem das 21 toneladas por hectare. Só na Bacia de Paris, uma das mais produtivas do Mundo em milho, é que se registam produtividades próximas com 18 a 20 toneladas por hectare.”

Notícias recolhidas na Internet

Sem comentários: