sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Pirómanos à solta!


Palavras de revolta contra os incendiários que têm lançado o País num interminável mar de fogo. Quando um incêndio  parece estar dominado logo surge um outro foco e muitos outros focos. E tudo acontece pela calada da noite durante a descida de temperatura. Conhecem-se alguns autores destas proezas, gente sem escrúpulos que devia ser punida exemplarmente. Mas não, a brandura da lei permite-lhes continuar a sua vidinha criminosa.

Irreparável a perda de vidas e de bens no centro e norte do País, onde o verde da paisagem virou uma cobertura cinzenta de árvores mutiladas. Queimou-se a riqueza de muitos que dificilmente poderão assistir à renovação das matas e pomares. Revolto-me em comunhão com todos aqueles que sofreram e continuam a sofrer a praga dos incêndios e indigno-me com a falta de civismo destes pirómanos. E é por isso que gostaria de ouvir uma chamada à razão, um apelo à cidadania do Presidente da República.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Ilha do Pico, um lugar para visitar e retornar

Vida tão estranha

Rodrigo Leão ou uma forma de expressão que dispensa as palavras...

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Egípcios, até quando a violência e o medo?


O sonho de democracia ruíu no Egipto. Instalada a crise política,  as coisas complicaram-se. Sucederam-se manifestações e a ocupação do espaço público. Extremaram-se  posições e  a violência gerou mais violência, culminando  ontem com aquele chocante banho de sangue . Nunca saberemos o número exacto de mortos, mas serão muitas centenas.
Apesar das medidas de emergência, o ambiente caótico ameaça estender-se a todo o país, nomeadamente aos lugares de referência turística. O Cairo, que é uma das cidades mais barulhentas do  mundo, viveu esta noite um silêncio absoluto. Por isso mesmo, um estranho e assustador silêncio. Não há sinais  de pacificação, o que levanta o natural receio do povo pelos   acontecimentos das próximas horas. ...

Estes movimentos de radicalismo entre cidadãos do mesmo país causam perplexidade e angústia. Como reage o mundo a tudo isto? Não haverá imaginação e poder para resolver estes problemas? Pela paz e desenvolvimento do Egipto ( e não só) é urgente  todo o empenhamento internacional.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Da troika e dos privilegiados do Estado

Alentejo in "Olhares", Internet

O Governo prepara-se para cortar as pensões dos funcionários do Estado. Tudo em nome da convergência entre funcionários da Caixa Geral de Aposentações e a Segurança Social. E mais, diz-se que isso é uma exigência da troika. Até se poderia aceitar se houvesse justiça. Mas não, o Governo desconhece as regras da ética e da equidade social. Os privilegiados emergem em série, tais como  juízes, diplomatas, polícias,  políticos e funcionários do Banco de Portugal e da Caixa Geral de Depósitos e...outros...

Esses privilegiados escapam aos cortes. Muitos deles limitaram-se a trabalhar 12 anos ou menos, enquanto os chamados funcionários públicos fizeram descontos durante 36 anos ou mais de trabalho no Estado. Desnecessárias palavras para demonstrar os critérios do Governo.  E a  troika aprova tal  justiça e transparência? 

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Zico, um cão afortunado


Os assuntos interessantes e insólitos não faltam. Registo o caso do Zico, o pitbull que, em Janeiro, agrediu mortalmente um menino de 18 meses. Chamava-se Dinis, mas poucos saberão o seu nome e o desgosto dos seus pais e familiares.  Já do cão agressor continuam a chegar notícias pormenorizadas.  Depois de uma campanha dirigida pela Associação Animal,  escapou ao previsível e  natural abate. O Tribunal permitiu-lhe viver e os amigos dos animais providenciaram para que nada lhe faltasse. Suportam as  despesas de manutenção e de reeducação do Zico e, pasme-se, decidiram pela  mudança de nome. Passando a usar uma outra identidade, o pitbull  passará a chamar-se Mandela.

Sem mais palavras para tamanho disparate.   Não percebem que isso constitui uma ofensa ao  verdadeiro Mandela, exemplo incontestável de pacifismo?!.

sábado, 3 de agosto de 2013

ASAE e os Bombeiros de Vagos

Quartel dos Bombeiros de Vagos

Por estes dias os bombeiros não têm descanso. Os incêndios de Verão multiplicam-se, obrigando-os a acudir às populações das suas terras e  de outras regiões. Diariamente  arriscam a vida para salvar o próximo como aconteceu   em Miranda do Douro quando as chamas recrudesceram empurradas pela violência dos  ventos e cinco bombeiros sucumbiram, Dois deles sofreram  queimaduras de tal gravidade que fazem esperar o pior. Só por milagre...

Dito isto, passo ao zelo dessa instituição que dá pelo nome de ASAE. Agora tratou de aplicar uma  multa de 2.500 euros aos  Bombeiros Voluntários de Vagos pela inexistência de um autocolante NO SMOKE no interior de uma ambulância.  Se não fosse sério, o caso só poderia servir de  anedota. Que querem é assim a burocracia do nosso país?! ...