quarta-feira, 9 de abril de 2008

Rosmaninho

9 de Abril, um dia para lembrar Las Lys em 1918, a batalha em que tombaram muitos portugueses.Desde a infância que ouvi falar da I Guerra Mundial e já passaram 90 anos.

Ninguém da minha geração poderá desconhecer a "guerra das trincheiras", já que a data de 9 de Abril era assinalada condignamente. Todos os anos um grupo de ex-combatentes (cada vez em menor número) prestava homenagem no cemitério do Alto de S. João aos companheiros mortes. Era uma espécie de "registo para memória futura"que a RTP (no tempo do preto e branco)transmitia. Decorrido quase um século e ninguém lembra La Lys, porque há mais notícias e outros interesses...Talvez a RTP memória ainda passe a efeméride!...

Pensava no excesso de informação e na relatividade dos acontecimentos em História quando atravessava hoje a Quinta das Conchas. Apesar do mau tempo, a Primavera já deixou um ar da sua graça e, entre tantas tantas flores, logo os olhos foram cair no rosmaninho...
.. E, então recuei, mais uma vez no tempo, lembrando a terra onde nasci e cresci. Recordei um velho combatente da I Guerra chamado Manuel Eusébio, homem simples que trabalhava para o meu avô. Gostava de mim e eu sempre ouvia deliciada as suas estórias: relatos de guerra, dos tempos de agitação em Lisboa durante a I República e muitos casos anedóticos!
Muitos anos depois, percebi que tinha começado nessas "estórias" o meu gosto pela História. E assim fica demonstrado como um pé de rosmaninho em Lisboa pode originar tanta nostalgia!

Sem comentários: