segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Guerra, outra vez?


Um mapa centrado na antiga Palestina, um espaço considerado sagrado para judeus, cristãos e muçulmanos, embora isso não invalide confrontos e guerras.

O fim da II Guerra Mundial e a decisão da ONU em criar o Estado de Israel não esmoreceu rivalidades, antes agudizou tensões entre palestinianos e israelitas. Desde o final da década de 1940 aos nossos dias, perdeu-se o conto a actos de terrorismo e guerras que, todavia, extravasam a mera conflitualidade entre as partes da região. Conflitos que resultam do prolongamento de rivalidades gerais, primeiro das super potências em guerra fria e ainda do confronto entre o mundo muçulmano e o Ocidente.

Uma onda de radicalismo extremo varre o nosso mundo e, sem entrar no debate de "choque de civilizações", pergunta-se como é possível assistir ao fracasso de tantos planos de paz e acordos para o Médio Oriente? Como entender a existência de tantos mortos inocentes e a acção meritória de tantos políticos, alguns dos quais pagaram com o sacrifício da própria vida ?...

Pensava em tudo isto neste final de ano, quando a guerra voltou, de novo, à Faixa de Gaza. Não será mesmo possível o entendimento na região? Alguém pensa no sacrifício das populações inocentes? Qual a reacção internacional?

Sem comentários: