sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Passar pela Escola


Almoço de Natal da Escola, encontro de confraternização entre professores e funcionários (incluindo os já aposentados) que, por tradição, é também o momento de homenagear os "novos aposentados". E este ano foi elevado o número dos que requereram a aposentação...

Cerimónia particularmente tocante pelos fortes aplausos de velhos e novos que assim se despediam de professores que, desde há muitos anos, se habituaram a ter como amigos. Emoção contida, mal disfarçada pelas palmas ou por um ou outro dito de "vê lá se choras"...o certo é que as lágrimas afloravam.

Passei pela escola, andei na escola... expressões usados por alunos e professores que encerram muitas recordações. Só que o verbo "passar" envolve conotações de diferentes graus: passagem casual e rápida ou prolongada e intensa. Nisso reside a diferença. Por esta Escola passei vinte cinco anos, mais ou menos um terço da vida, que me marcaram indelevelmente. Gerações de alunos, colegas e funcionários, momentos bons e outros menos agradáveis ...a lembrança de um tempo pessoal e da História.

E daí a comoção nesta tarde, na "hora da despedida" daqueles com quem convivi tantos anos. Mas não vão faltar "encontros", a começar no Clube de Leitura e na Associação. Estamos todos convidados!

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Joaquina,
Também eu andei pelo Rainha. Foram 2 anos que me marcaram. Tinha andado até ao 9.º ano em colégios, Externato do Parque e Doroteias, e o Rainha foi a minha primeira experiência no ensino público. Gostei desses 2 anos, a escola tinha bom ambiente e é curioso que a minha turma do Rainha foi aquela que me deu mais amigos para a vida. Recordo-me de haver 2 grupos distintos de Professores, os da velha guarda que eram mais exigentes e disciplinadores e os mais novos que entravam com o ano já a decorrer e que tinham uma postura completamente diferente.
Aproveito para desejar um FELIZ NATAL e um EXCELENTE 2009 à Joaquina e à sua família.
Beijinhos,
João Catarino