domingo, 22 de fevereiro de 2009

Paixão Clubística


"Cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso". Julgo ser este um ditado popular que bem podia aplicar-se às associações e clubes de um bairro ou cidade. É assim e sempre será, mesmo numa cidade como Lisboa, onde "moram" os dois grandes do futebol. Próximos no espaço, apenas separados pela Segunda Circular como dizem os comentadores desportivos, Benfica e Sporting definem dois territórios próprios.

Ontem defrontaram-se os dois "eternos rivais" e isso marcou o dia desportivo do país e da cidade, nomeadamente o Lumiar. E então, não é que a vitória sportinguista (3-2) lançou os adeptos numa onda de festa que só parou pelas 4 da madrugada?!...

Festejos e barulho que invadiram ruas e prédios, embora confesse que esta confusão me passou ao lado numa noite de repouso absoluto!

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Carnaval, Cabanas de Viriato




Convite para dançar no Carnaval em Cabanas de Viriato.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Michel Petrucciani Trio


A sensibilidade e a destreza do Artista

Francês de Orange, Petrucciani começou a tocar piano aos 4 anos. Ainda criança, lhe foi diagnosticada uma doença degenerativa que impedia seu crescimento, fazendo-o chegar à idade adulta com 90 cm de altura e pesando 30 kg. Ignorando a doença, aos 16 já liderava seu trio de jazz, com o qual gravaria seu primeiro disco. Em 1980 resolveu viajar para a Califórnia e tentar sua sorte como músico de jazz. Lá foi descoberto pelo saxofonista Charles Lloyd e começou a obter repercussão mundial. Grande entusiasta da música brasileira, compôs uma música em homenagem a Elis Regina e apresentou-se no Free Jazz de 1987. Morreu em 1999

In Internet

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Guitarra Portuguesa

.

Impossível não gostar da Guitarra Portuguesa! É um instrumento para ouvir a todas as horas...

Mendelshonn

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Da água se faz vida

Visitando a casa de Darwin

Tartarugas nas Galápagos.

Conhecer Darwin, espreitando a sua casa e o seu ambiente de trabalho.

E ainda é possível ouvir um testemunho de Sarah Darwin... falando do legado cultural do seu bisavô.

A BBC abre-nos as portas, basta um clic.
http://news.bbc.co.uk/1/hi/sci/tech/7877633.stm

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Josefina, a imperatriz


Martinica, dia 23 de Junho de 1763, nascia Josefina, a imperatriz. Não era este o verdadeiro nome daquela que Napoleão fez sua esposa e, por suas mãos, coroou. Nascida fora do "hexágono", tal como Napoleão, viveu a glória do mundo e, por razões de Estado e outras...conheceu o divórcio.

Ano de 1814, 29 de Maio, Josefina morria em Malmaison. Por esse tempo, a coligação geral tinha forçado Napoleão a exilar-se na ilha de Elba. A glória do Imperador esfumava-se...mais um ano e seria o exílio definitivo em Santa Helena!..



"Marie Joséphe Rose Tascher de la Pagerie, mais conhecida como Josefine, casou-se em França aos 15 anos de idade com o Visconde de Beauharnais. Em 1796, já viúva e mãe de dois filhos Eugénio e Hortense, Josefine casa-se com Napoleão Bonaparte. Tornou-se então Imperatriz de França, coroada por seu próprio marido Napoleão Bonaparte, na Catedral de Notre Dame em Paris. Em 1809, o imperador divorcia-se de Josefine, o motivo do divórcio era a esterilidade de Josefine, a mesma já não lhe podia dar herdeiros. Josefine então decide-se isolar-se no Castelo de Malmaison, vindo falecer cinco anos depois em 1814."

In Internet

Nota - Clicar nos endereços para acompanhar musicalmente a época de Napoleão...


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Sol, bendito Sol!


Os dias de Sol anunciam campos verdes, flores coloridas, borboletas e aves em doce movimento...É a antevisão da Primavera de dias claros e soalheiros, cores e sons que nos enchem a alma!

E com a alegria da Natureza renasce a esperança de dias felizes... e de ouvir música!

De novo, Ennio Morricone

No rasto de Darwin...

Beagle na Austrália, aguarela pintada por Owen Stlanley em 1841


Darwin nasceu há 200 anos, uma data para assinalar nos media, em exposições, palestras e colóquios...

E sendo o darwnismo um assunto fascinante, aproveito para saber mais, na rota do Beagle. Navegar por outros mares, aportar a sítios desconhecidos, observar plantas e animais. Esta será também uma maneira de regressar à infância, avivar "estórias" e, através delas, as pessoas que mas contavam. Quanta nostalgia de dias passados!...

Dessa infindável lista de actos comemorativos, repesquei um endereço electrónico. Mas há muitos outros, basta pesquisar.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Goa, ao fim do dia!


Goa. Cidade mágica que, desde a infância entrou no nosso imaginário, persiste na minha lista daqueles destinos a visitar. Quando, não sei!...

Contra o que seria mais expectável, apostei numa vista de mar e terra... É ainda uma forma de revisitar a História de outros séculos e não só. Um olhar para a faina piscatória dos actuais habitantes que continuam a retirar dessas águas o pão quotidiano.
Da calma feita de serenidade e aceitação desses homens e mulheres falam as imagens que vos convido a espreitar, sonhando com a alegria de aí chegar um dia... ao fim da tarde!


Ennio Morricone

Ennio Morricone OMRI (nascido a 10 de Novembro de 1928), é um compositor italiano. Ao longo da sua carreira foi responsável pela composição e arranjo de mais de 500 filmes e programas de televisão.
Morricone escreveu algumas das bandas sonoras mais conhecidas dos western spaghetti de Sergio Leone: Por um Punhado de Dólares (1964), Por mais alguns dólares (1965), O Bom, o Mau e o Vilão (1966) e Aconteceu no Oeste (1968). As suas composições mais recentes incluem as bandas sonoras de Era uma vez na América (1984), A Missão (1986), Os Intocáveis (1987), Cinema Paraíso (1988), Lolita (1997), Malèna (2000) e Missão a Marte (2000).

Ennio Morricone venceu cinco prémios BAFTA entre 1979 e 1992. Foi também nomeado pela Academia de Hollywood para cinco Óscares de Melhor Banda Sonora Original entre 1979 e 2001, não tendo vencido nenhum deles. Em 2007, Morricone recebeu pelas mãos de Clint Eastwood um Óscar honorário "pelas suas magnificas e multifacetadas contribuições musicais ao cinema".
In Wikipedia
Para que possa deliciar-se, ouvindo Morricone: http://www.lastfm.pt/music/Ennio+Morricone

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Falar...


Falar é completamente fácil,
quando se têm palavras em mente
que expressem sua opinião.

Difícil é expressar por gestos e atitudes
o que realmente queremos dizer,
o quanto queremos dizer,
antes que a pessoa se vá.

Carlos Drummond de Andrade

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Pegadas na Areia


Acreditar na Providência Divina alivia o sofrimento!

Clientes escolhem o preço...

A crise chega a todos! E se procurássemos inventar meios para minorar os seus efeitos? Vejam como o dono de um restaurante em Londres fez a sua parte, adoptando a regra: "os clientes escolhem o preço!..."

O caso soube-o pelo Jornal de Notícias de ontem, que transcrevo.

Os clientes escolhem preço da refeição

O dono de um restaurante em Londres acredita que descobriu a forma de contornar os efeitos da crise económica e a consequente diminuição de clientes, deixando o pagamento das refeições ao critério das pessoas.
Em vez de apresentar a conta no final, o restaurante londrino "Little Bay", situado em Farringdon (norte de Londres), deixa o cliente decidir o preço justo da refeição.

"É deixado inteiramente ao critério do cliente. Pode dar 100 libras (cerca de 110 euros) ou um penny (cêntimo). Só peço aos clientes que paguem o que consideram ser o valor dos alimentos e do serviço" afirmou o dono do restaurante, Peter Ilic, em comunicado.

A iniciativa do restaurante estará em vigor durante este mês, sendo apenas cobrado um preço fixo para as bebidas. "Mas as garrafas de água vão continuar a ser servidas", garantiu o responsável, no mesmo comunicado.
"Parece ser a coisa certa a fazer quando o mundo está atordoado pela crise (...) Começámos a ver tantos trabalhadores da City (bairro financeiro da capital londrina) à procura de almoços mais baratos", justificou o empresário, a trabalhar no sector da restauração há 26 anos.
"Mesmo que as pessoas não paguem nada, dei ordens à equipa do restaurante para tratá-los da mesma maneira", prometeu o dono do "Little Bay".

Antes desta oferta invulgar, o preço de uma entrada no restaurante rondava as três e quatro libras (cerca de quatro euros), enquanto um prato principal custava cerca de dez libras (11 euros).

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Terra dos Sonhos


Quando a realidade pesa e deprime, nada melhor que conhecer alguém ou alguma coisa positiva. Falo da Terra dos Sonhos, uma associação de solidariedade destinada a satisfazer os sonhos de crianças doentes...

Descobri há duas horas pela RTP, programa 30 Minutos, como esta Associação pode transformar os dias tristes em dias felizes não só das crianças, mas também dos familiares próximos. Às vezes, nem é difícil. Basta um cão para uma menina de 15 anos ou uma visita à Academia do Sporting!
Possuir um cão significa dispor de um amigo sempre pronto para a brincadeira e que, por certo, nunca resmunga. Já para a outra criança a felicidade pode estar na emoção de abraçar um ídolo de futebol ( ou de outro género) e falar-lhe. Afinal, um gesto tão simples é suficiente para elevar a auto-estima e deixar marcas de boas lembranças para toda a vida...

Para os que me lêem e ficaram curiosos em saber mais, fica a indicação.

"A Terra dos Sonhos é uma organização não lucrativa de wish granting em Portugal, fundada no dia 1 de Junho de 2007, Dia Mundial da Criança, por um conjunto de 33 sócios fundadores.
Formalmente, a Associação Terra dos Sonhos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sob a forma de associação de solidariedade social com fim de acção social, cujo fim principal é a realização dos sonhos de crianças e adolescentes diagnosticados com doenças crónicas e/ou em fase terminal.
Acreditamos na força inspiradora e transformadora dos pequenos momentos únicos, como motor de melhoria da qualidade de vida das crianças e dos familiares e amigos que convivem de perto com estas realidades."
FREDERICO FEZAS VITAL - Presidente do Conselho de Administração
T: +351 91 833 57 42fredericofezasvital@terradossonhos.org
T. +351 91 833 41 95 (Laura Mateos)

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Gato inteligente!

Sempre que o material não funciona, nada como uma sapatada! Mas nem sempre resulta...

Outrora, em Coruche...


"Eu hei-de ir a Coruche..." quando o tempo mudar para dias soalheiros e os campos verdejarem...

A sugestão foi-me dada por Gil Vicente quando há poucos dias folheava a sua obra. Citava Coruche e por isso, não resisti a transcrever a passagem de A Farsa do Juiz da Beira, representada para João III, em Almeirim no ano de 1525.

Quem quiser vir arrendar
as charnecas de Coruche,
antes que o lanço mais puxe,
que se querem arrematar!
São terras novas, guardadas,
que nunca foram lavradas,
Oh, que matos pera pão!
Que vales pera açafrão
e canas açucaradas!

Porteiro, in Farsa do Juiz da Beira

Muito haveria para dizer acerca de Portugal e da necessidade de cultivar novas terras, mas por hoje basta olhar a fotografia e imaginar os campos de outrora!...,