sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Josefina, a imperatriz


Martinica, dia 23 de Junho de 1763, nascia Josefina, a imperatriz. Não era este o verdadeiro nome daquela que Napoleão fez sua esposa e, por suas mãos, coroou. Nascida fora do "hexágono", tal como Napoleão, viveu a glória do mundo e, por razões de Estado e outras...conheceu o divórcio.

Ano de 1814, 29 de Maio, Josefina morria em Malmaison. Por esse tempo, a coligação geral tinha forçado Napoleão a exilar-se na ilha de Elba. A glória do Imperador esfumava-se...mais um ano e seria o exílio definitivo em Santa Helena!..



"Marie Joséphe Rose Tascher de la Pagerie, mais conhecida como Josefine, casou-se em França aos 15 anos de idade com o Visconde de Beauharnais. Em 1796, já viúva e mãe de dois filhos Eugénio e Hortense, Josefine casa-se com Napoleão Bonaparte. Tornou-se então Imperatriz de França, coroada por seu próprio marido Napoleão Bonaparte, na Catedral de Notre Dame em Paris. Em 1809, o imperador divorcia-se de Josefine, o motivo do divórcio era a esterilidade de Josefine, a mesma já não lhe podia dar herdeiros. Josefine então decide-se isolar-se no Castelo de Malmaison, vindo falecer cinco anos depois em 1814."

In Internet

Nota - Clicar nos endereços para acompanhar musicalmente a época de Napoleão...


Sem comentários: