quarta-feira, 30 de junho de 2010
Napoleão e a madeixa de cabelo...
terça-feira, 29 de junho de 2010
A lebre e a tartaruga
E isso deu para entrar na fábula da lebre e a tartaruga. Ou da lebre e o sapo-concho, como dizia a minha Professora de Instrução Primária. Os rapazes preferiam a lebre e o cágado ( às vezes tiravam o acento!). Qualquer que fosse a designação escolhida, retirava-se o mesmo efeito: a vitória do esforço e do trabalho contínuo sobre aqueles que, embora mais dotados, deixam tudo para o último momento.
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Quando a China despertar...
domingo, 27 de junho de 2010
Manjericos há muitos...
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Michael Jackson
"Um dia em Neverland - ou quase isso.
Por fim, quem quiser lembrar de Michael pela televisão vai encontrar boas opções pelo fim de semana. Na sexta-feira o canal fechado GNT exibe o documentário “Michael Jackson – Cedo demais para morrer” às 21h, e o Multishow dedica sua faixa de clipes ao cantor, além de inúmeros documentários e reportagens sobre o rei do pop durante o dia, com uma programação que vai das 12h30 às 23h.
No domingo (27) é a vez dos espectadores brasileiros assistirem “This is it”, filme que documenta os ensaios para aquela que seria a última turnê de Michael. O filme vai ao ar às 23h. "
In Internet, 25 de Junho
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Roma, nova descoberta arqueológica
A Arqueologia não pára de nos surpreender. Desta vez, nas Catacumbas de Santa Tecla, próximo da Basílica de S. Paulo extra-muros, a descoberta dos supostos retratos dos apóstolos Pedro, Paulo, André e João. Pintura mural de cores fortes em bom estado de conservação que, julga-se, data do século IV ou inícios do seguinte.
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Alexandre Magno e os valores
De um mail, recebido há dias, transcrevo "Os 3 últimos desejos de ALEXANDRE O GRANDE. "
2. Que fosse espalhado no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistados como prata, ouro e pedras preciosas;
3, Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos.
Um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos, perguntou a ALEXANDRE quais as razões desses pedidos e ele explicou:
1. Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles NÃO têm poder de cura perante a morte;
2. Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;
terça-feira, 22 de junho de 2010
Animem-se portugueses!
Festejam-se os golos e alguns dão-nos um gozo especial. Veja-se como Cristiano Ronaldo, o autor do 6º golo do jogo de ontem, nos trouxe a alegria de que andamos tão arredios. Por isso, pedimos a continuidade de momentos como este. Força rapazes!
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Bach, um compositor intemporal
Em Bach encontro a tranquilidade e a paz. Música para o dia a dia ou para avivar recordações de outros dias e de outras pessoas que já partiram...
domingo, 20 de junho de 2010
Saramago "já não está..."
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Serra Leoa, da guerra à esperança
Nota - Para visualizar a situação descrita é só clicar no título da mensagem.
domingo, 13 de junho de 2010
Ética e futebol
A situação seria diferente se, porventura, a nomeação de Toni fosse anterior ao sorteio da FIFA que determinou a inclusão de Portugal no mesmo grupo da Costa do Marfim....se tal acontecesse só teríamos de lastimar a sorte ou melhor, a falta dela.
Agora isto não tem desculpa, não. Como poderá alguém defender simultaneamente os interesses da entidade que lhe paga e a equipa de Portugal? Há coisas que não entendo, por mais que tentem explicar. Bem sei que a crise é grande... a todos os níveis!...
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Sarah Afonso
O quadro insere-se na última fase do percurso de Sarah Afonso como pintora. É, talvez, a mais conhecida e sugestiva obra da Artista, onde se destacam: o carácter modernista e poético da composição, a variedade cromática, a ingenuidade do desenho, o ambiente minhoto através de elementos culturais e o simbolismo do tema.
A obra associa três cenas, dispostas em três planos. Em primeiro lugar, o casamento propriamente dito; a banda de música (que alegra festas e romarias) e, mais além à esquerda, a casa e uma junta de bois ( a calma rural e o trabalho quotidiano).
Distribuição harmónica da composição, cujo eixo está centrado nos noivos. Em pose sob um um arco de arraial minhoto de configuração simétrica ( dois leões e decoração geometrizada de papel colorido) que remata em duas bandeiras nos mastros laterais e por uma estrela do mar no mastro superior. .
A "foto" de casamento envolve-se num ambiente pitoresco de inspiração minhota que, além do "cenário", se traduz nos elementos decorativos do véu e do vestido da noiva.
A ausência de perspectiva faz recair a atenção no "retrato familiar" de casamento em que se representam as figuras humanas como bonecos, tal como os que produziam os barristas minhotos. Pitoresco e ingenuidade por opção, uma vez que Sarah possuía uma boa técnica no desenho com provas dadas nas Maternidades e Retratos. No Casamento vislumbra-se uma certa influência modernista de Almada: os rostos, os olhos rasgados, as pernas e a posição dos pés.
Gonçalves Crespo
Escolhi como efeméride o poeta Gonçalves Crespo (1846-1883) que partiu num dia 11 de Junho. Deixou saudade nos amigos e especialmente em Maria Amália Vaz de Carvalho que chorou inconsolável a morte do marido.
Ausente em Veneza, Bulhão Pato dedicou-lhe palavras de sentida homenagem que poderá ler se carregar no título desta mensagem.
ALGUÉM
Para alguém sou o lírio entre os abrolhos,
E tenho as formas ideais de Cristo;
Para alguém sou a vida e a luz dos olhos,
E, se na Terra existe, é porque existo.
Esse alguém, que prefere ao namorado
Cantar das aves minha rude voz,
Não és tu, anjo meu idolatrado!
Nem, meus amigos, é nenhum de vós!
Quando, alta noite, me reclino e deito,
Melancólico, triste e fatigado,
Esse alguém abre as asas no meu leito,
E o meu sono desliza perfumado.
Chovam bênçãos de Deus sobre a que chora
Por mim além dos mares! esse alguém
É de meus olhos a esplendente aurora;
És tu, doce velhinha, ó minha mãe!
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Camões em Lisboa
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Retribuindo o carinho
Um título sugestivo neste diálogo entre o menino e o cão. Mais um vídeo enviado por um Amigo e que não resisti a publicar.
domingo, 6 de junho de 2010
Acerca do chá verde
"Estudo: Chá verde «retarda» envelhecimento cerebral, U.Porto
O consumo regular de chá verde atrasa o processo de envelhecimento cerebral, concluiu um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).
A investigação, que teve por base experiências com animais, revelou efeitos benéficos do chá verde numa região do cérebro ligada à memória.
Liderado pelo investigador do Centro de Morfologia Experimental da FMUP, José Paulo Andrade, o estudo teve como objectivo «perceber o efeito do consumo regular de chá verde nas alterações provocadas pelo envelhecimento no hipocampo, uma região do cérebro envolvida na formação da memória», segundo a faculdade.
Para aferirem o grau de envelhecimento dos diferentes grupos de animais, os investigadores analisaram parâmetros morfológicos, bioquímicos e comportamentais."
A notícia publicada no Diário Digital agrada-nos, porque a memória é um dom precioso. Ademais, o chá verde também favorece o emagrecimento. Só benefícios, mas não abuse. Aconselha-se meio litro por dia...
sábado, 5 de junho de 2010
Onde começa a educação
«Por que é que alguém iria sequer pensar nos bebés como seres morais? De Sigmund Freud a Jean Piaget a Lawrence Kohlberg, os psicólogos têm sustentado que começamos a vida como animais amorais. Uma importante tarefa da sociedade, especialmente dos pais, é transformar os bebés em seres civilizados – criaturas sociais capazes de ter empatia, culpa e vergonha; que podem ultrapassar impulsos egoístas, em nome de princípios superiores; que irão responder com indignação à injustiça e à iniquidade. Muitos pais e educadores endossariam uma visão dos bebés e das crianças pequenas próxima da de um título recente da [revista satírica] Onion: "Novo estudo revela que a maioria de crianças são sociopatas impenitentes." Se as crianças entram no mundo já equipadas com noções morais, porque é que temos de trabalhar tão afincadamente para as humanizar.?"