domingo, 6 de junho de 2010

Acerca do chá verde


"Estudo: Chá verde «retarda» envelhecimento cerebral, U.Porto

O consumo regular de chá verde atrasa o processo de envelhecimento cerebral, concluiu um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

A investigação, que teve por base experiências com animais, revelou efeitos benéficos do chá verde numa região do cérebro ligada à memória.
Liderado pelo investigador do Centro de Morfologia Experimental da FMUP, José Paulo Andrade, o estudo teve como objectivo «perceber o efeito do consumo regular de chá verde nas alterações provocadas pelo envelhecimento no hipocampo, uma região do cérebro envolvida na formação da memória», segundo a faculdade.

Foi estudado um grupo de ratos velhos com 19 meses de idade, que ingeriu chá verde diariamente desde os 12 meses. Este grupo foi depois comparado com espécimes da mesma idade que não ingeriram chá verde e com outros mais jovens.
Para aferirem o grau de envelhecimento dos diferentes grupos de animais, os investigadores analisaram parâmetros morfológicos, bioquímicos e comportamentais."

A notícia publicada no Diário Digital agrada-nos, porque a memória é um dom precioso. Ademais, o chá verde também favorece o emagrecimento. Só benefícios, mas não abuse. Aconselha-se meio litro por dia...

Sem comentários: