sábado, 10 de março de 2012

Selas portuguesas, para onde?

Sela da Equi-Correeiros

Produção artesanal de selas e não só: "peitorais, cabeçadas, loros, rédeas, guias, etc" todos os preparos de cavalaria, feitos à mão. A qualidade e beleza transformaram uma empresa familiar num caso de sucesso em Portugal e além-fronteiras.

Tão arredados andamos de boas notícias como de pão para a boca que logo decidi trazer o tema. Informação gratuita, uma vez que endosso a culpa toda ao jornalista que teve a ideia. Da revista Única de hoje, transcrevo alguns excertos.


"Perante o aparente caos composto por máquinas de coser e bancadas com amontoados de peles de vários tamanhos e espessuras, latas de colas, linhas e partes de equipamento pendurados, até custa crer que Hollywood tenha descoberto o trabalho saído das mãos de Victor, Nelson, Helena, Hermínia, João e David, realizado neste recôndito lugar no centro de Portugal. Mas não só descobriu como gostou. E continua a querer mais.

Hoje, a empresa Equi-Correeiros, Lda exporta para mais de 18 países, entre eles, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Canadá, Canadá, Marrocos, Áustria, Suíça, Suécia e está presente sob a a marca Só Couro nas maiores produções cinematográficas do mundo.

"Acabámos recentemente os equipamentos para a produção da Disney "A Branca de Neve e os Sete Anões" com pessoas reais e os do filme sobre Simón Bolívar que o Presidente venezuelano Hugo Chávez quis fazer", revela Victor. Fora do cinema, os principais mercados desta pequena fábrica artesanal são o lazer e o desporto equestre. "Estrangeiros com dinheiro que fazem equitação porque gostam" e "empresas de espectáculos equestres", explica Victor. Os franceses e alemães que recebeu esta manhã são uma pequena amostra do mercado do lazer europeu, "que diminuiu com a crise". Em compensação ganhou outros clientes:"Os novos ricos chineses"."Não são conhecedores, mas sabem o que querem. Informam-se junto dos profissionais e chegam cá com uma lista completa.E não olham a valores", desvenda.


Com uma facturação a "rondar um milhão de euros" a mais-valia da marca portuguesa é, por um alado, o facto de todas as peças serem feitas à mão com muito gosto e cuidado", e, por outro, o grande conhecimento que a família Domingues tem sobre a matéria e que lhe permite criar peças originais."

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