terça-feira, 17 de março de 2009

As Crianças, Senhor?...


Nestes dias de "Inverno estival" recordo a Balada da Neve, de Augusto Gil, que as crianças da minha geração aprendiam no final da Instrução Primária. Palavras ditas que, de certo, não alcançavam o sentido crítico que o Poeta lhes deu: "...mas as crianças, Senhor, por que lhes dais tanta dor, por que padecem assim?"

O sofrimento das crianças será sempre difícil de entender, especialmente se acontece em países desenvolvidos que se prezam de respeitar os direitos humanos. Em menos de uma semana, Portugal surpreendeu-nos. Ocorrências tristes resultantes de negligência, de incúria e de irresponsabilidade dos pais.

A poucos passos do Infantário, uma criança de 9 meses morreu no interior de um carro, esquecida pelo pai que, sem qualquer inquietação aparente, cumpriu a sua manhã de trabalho no escritório.
Domingo, um grupo de crianças pequenas brincava numa praia nos arredores de Matosinhos. Uma onda mais forte arrastou-as, tendo desaparecido um menino de 4 anos.
Ainda no fim de semana, dois irmãos de 9 e 4 anos brincavam no interior de um carro que acabou por cair destravado por uma ravina de cerca de 20 metros. Transportados para um hospital do Porto, os meninos foram transferidos para Lisboa, continuando em estado grave em Santa Maria.
Ontem em Felgueiras, uma criança de 19 meses caíu da varanda de um 5º andar, estando os pais em casa.

Apenas alguns exemplos de um assunto que dá para reflectir...

Sem comentários: