domingo, 8 de março de 2009

Efemérides

B. Murillo, S. João de Deus

Este dia 8 de Março chega-nos pleno de efemérides que vale a pena registar!

Ainda esta manhã lembrava o nascimento de um poeta e já remeto para outra personalidade portuguesa. Santo e, por acaso, conhecido pelo mesmo nome. S. João de Deus que, tendo nascido em Montemor-o-Novo neste dia no ano de 1495, cedo trocou a sua terra natal pela vizinha Espanha, onde faleceu também num 8 de Março (1550).

É também o Dia da Mulher, uma comemoração que surgiu na sequência de uma manifestação de operárias têxteis em Nova Iorque (1857). Assinalar este dia significa dizer que persistem as desigualdades entre sexos, uma situação que merecia ser devidamente analisada, debatendo a origem de tais disparidades. Derivam só da força masculina? E que fazemos nós, mulheres, contra isso?

Três efemérides marcadas por um traço comum: o interesse e preocupação pelos mais fracos e indefesos. Duas personalidades: o poeta e pedagogo, o santo e "pastor" e, finalmente, a mulher abnegada e protectora.

Para conhecer um pouco da biografia de S. João de Deus, fica a transcrição da Wikipédia.

João Cidade deixou Montemor-o-Novo aos 8 anos de idade e dirigiu-se a Oropesa onde foi pastor de gado. Alistou-se no exército e tomou parte na conquista de Fuenterabia, então ocupada pela França. Ao abandonar a vida militar, voltou ao ofício de pastor em Oropesa, Sevilha, Ceuta e Granada.

Em Granada ouviu os sermões do Padre José de Ávila e ficou tão impressionado e exaltando o seu espírito religioso, confessou publicamente todos os erros da sua vida passada e para mais clara demonstração do seu arrependimento, andou percorrendo a cidade ferindo o peito com pedras, e manchando o rosto com lama. Devido ao seu estado lastimoso foi dado como louco e internado num hospício, onde permaneceu muitos anos.

Com um espírito mais sereno, para o qual contribuiu o Padre João de Ávila, João Cidade saiu do Hospício, e foi visitar o Mosteiro de Guadalupe, voltando depois para Granada onde fundou em 1539 um Hospital para doenças contagiosas e incuráveis. Daí em diante dedicou-se ao serviço deste Hospital. Fundou assim a ordem dos Irmãos Hospitaleiros, a qual foi confirmada, debaixo da regra de Santo Agostinho, pelo Papa Pio V em 1 de Janeiro de 1571.

João Cidade foi beatificado pelo Papa Urbano VIII em 28 de Outubro de 1630 e canonizado em 16 de Outubro de 1690, pelo Papa Alexandre VIII, sendo no entanto a sua Bula expedida após a sua morte, pelo seu sucessor Papa Inocêncio XII.

São João de Deus é o padroeiro dos hospitais, dos doentes e dos enfermeiros. A sua memória litúrgica é celebrada a 8 de Março.

Sem comentários: