sábado, 7 de março de 2009

Milagre do Magalhães!

Nome de pessoa, por sinal um navegador ilustre do século XVI, o Magalhães entrou definitivamente nas bocas do mundo como pequeno computador portátil. Símbolo das novas tecnologias em que o Governo aposta como instrumento milagroso para os bons resultados escolares...

Não desdenho a importância do progresso, mas sempre desconfiei destes arroubos pelas últimas novidades. Acho totalmente desadequado o uso desta ferramenta por crianças que ainda mal sabem ler, escrever e contar.

As imagens dadas pela TV corroboram esta opinião, uma vez que o Magalhães tem servido mais para jogar do que como instrumento de trabalho. E se tal não bastasse, veja-se o que os media nos dizem a respeito. Passo a transcrever.



ME manda retirar software do «Magalhães» com erros


O Ministério da Educação solicitou a remoção de software associado a uma aplicação de um jogo instalada nos computadores Magalhães após a detecção de graves erros de português, segundo uma nota hoje divulgada.

Os erros mais de 80 erros, entre os quais «gravar-lo», «puxando-las», «acabas-te», «básicamente», «fês», «caêm», fizeram hoje capa no semanário Expresso.

Segundo o jornal, o Ministério da Educação deu sexta-feira ordem para as escolas retirarem dos computadores Magalhães o software de jogos didácticos depois de o Expresso confrontar o Executivo com os erros de ortografia, gramática e sintaxe nas instruções dos jogos incluídos no ambiente de trabalho Linux.

Em nota hoje divulgada, a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) refere que já solicitou à empresa JP Sá Couto a remoção do software associado a uma aplicação de um jogo instalada nos computadores Magalhães, depois de detectados erros ortográficos que o Ministério da Educação considera «intoleráveis.


In Jornal Digital, 7 de Março


Nota - Afinal, o Magalhães não serviu a aprendizagem, antes confundiu. E já agora mais uma crítica, foi necessário tanto tempo para detectar os erros?!
Por tudo isto, só devem estar felizes as escolas, pais e alunos que ainda não acederam ao famigerado Magalhães!!! Sempre há males que vêm por bem...


Sem comentários: