sábado, 7 de novembro de 2009

Lição de Esgrima

Johann Gottfried Schadow (1764-1850)
"Esta caricatura original, em pena-e-aguarela, mostra um pequenino e saltitante Napoleão lutando com um forte e dominador Gerhard Leberecht von Blücher, enquanto que um marinheiro britânico julga a disputa. Os participantes do duelo são apoiados por torcedores: a facção de Napoleão inclui generais franceses, enquanto que a de von Blücher inclui camponeses alemães e um cossaco russo. A caricatura satiriza as condições políticas da época. Após a retirada de Napoleão da Rússia, os estados germânicos, liderados pela Prússia, retomaram as guerras contra Napoleão. Na época em que a caricatura foi feita, incursões prussianas eram a principal ameaça à França e von Blücher era o marechal-de-campo que pressionou o exército prussiano a entrar na própria França. A obra é do artista prussiano Johann Gottfried Schadow (1764-1850). Embora mais conhecido como escultor, Schadow desenhou muitas caricaturas políticas durante a guerra. A aguarela é da Colecção Militar Anne S.K. Brown, na Biblioteca Universitária Brown, a principal colecção americana dedicada à história e à iconografia de soldados e da vida militar, e uma das maiores colecções mundiais dedicadas ao estudo de uniformes militares e navais."


A caricatura, vista como obra de arte ou apenas como ilustração de uma época, revela bem o sentir de um momento. Sabemos como o humor, parodiando uma figura ou uma situação, alivia tensões e acalma...
E quando o presente nada tem de aliciante, procura-se refúgio no passado. Aqui, a época de Napoleão que tanto sofrimento e destruição espalhou pela Europa.

Sem comentários: