segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Muro de Berlim

John Kennedy junto ao Muro


Muro de Berlim

Queda do Muro de Berlim, um acontecimento que todos os meios de comunicação assinalam. Uma data que registo, porque o tempo corre veloz e a memória dos homens é curta. Diga-se que o alcance dessa barreira física foi muito para além da divisão da cidade e dos seus moradores, representou um "muro ideológico" mundial.

Por isso, o Muro de Berlim marcou todas as gerações de alemães e não só. Lembre-se o impacto da declaração emocionada de John Kennedy: "Eu sou um berlinense" em 1963 aquando da sua primeira visita à Alemanha. Foi o despertar das consciências para a situação do Mundo em confronto ideológico, desse tempo das superpotências em guerra fria que se afrontavam em conflitos e guerras em pontos estratégicos do Globo...

A hora de mudança soou em 1989. Para trás ficaram muitas mortes, sofrimento e esforço daqueles que nunca desistiram de acreditar. E foram muitos. Daí a alegria desse dia 9 de Novembro em Berlim, derrubando o Muro...num sentimento feito de raiva e de esperança em dias melhores!

Dava (dá ) gosto ver (ou rever) o entusiasmo dos manifestantes naquela noite...

Sem comentários: