sábado, 28 de novembro de 2009

O Desejado


Tão desejado foi este Príncipe que, desde o século XVI, tanto interesse e curiosidade desperta. E é assim que historiadores, ensaístas e romancistas escrevem e continuam a escrever acerca de D. Sebastião e a sua época e...o público corresponde, lendo sempre...

O tema parece não estar esgotado como concluí da leitura de "O Desejado", de Aydano Roriz. Retrato de uma época de crise sucessória e em que a identidade de Portugal corria perigo até soçobrar na União Dinástica em 1580. Romance que atravessa a conjuntura dos Reinos Ibéricos no espaço europeu e do norte de África: a política e a economia obedecendo a atitudes e comportamentos próprios das mentalidades do tempo.
Interessante o enfoque dado pelo autor aos pormenores do quotidiano e que, de certo, fará as delícias do grande público. Transcrevendo excertos da sinopse de O Desejado, fica o convite à leitura...


"Trata-se do terceiro romance histórico do escritor baiano. Aqui ele se debruça sobre a figura de D. Sebastião de Portugal, rei aos três anos, morto aos 24 na batalha de Alcácer Quibir e que, transformado em mito, séculos mais tarde ainda vive no imaginário popular. (...)
O livro de Roriz além de tentar encontrar a resposta para a rápida decadência da nação lusitana, que por mais de um século foi o país mais rico e poderoso do planeta, apresenta-nos ainda todas as intrigas palacianas e diplomáticas que cercaram o histórico nascimento do filho da princesa D. Juana de Áustria, filha do rei Carlos V de Espanha, imperador do Sacro Império Romano-Germânico e do jovem e frágil príncipe D. João Manuel. Ele ainda nos fala da vida na Europa do século XVI, dos casamentos contratados entre as famílias reais e que visavam apenas a expansão e o domínio econômico das monarquias em detrimento da vontade dos povos dos diversos reinos, da perseguição aos judeus e das relações incestuosas freqüentes nas diversas cortes.
Relata-nos também episódios da vida e da prática médica do famoso mestre-físico português, Amato Lusitano, que, na ficção criada por Roriz, diagnostica uma rara patologia genética com a qual teria nascido o tão ansiado monarca. Aquele que afastaria de uma vez por todas o fantasma de ver-se Portugal incorporado à Espanha, desde que o rei D. João III, o Piedoso, não tinha mais qualquer herdeiro, a não ser seu neto espanhol nascido do casamento entre a princesa Maria Manuela e o outro filho de Carlos V, o futuro rei de Espanha, Filipe II. E assim, entre cenas picantes, práticas sexuais proibidas pela Igreja católica e factos menos conhecidos, como a volta de D. Juana para a Espanha, contando D. Sebastião apenas três meses e o auto exílio do poderoso imperador Carlos V no mosteiro de Yuste na serra de Gredos, o autor vai traçando um curioso e interessante relato de uma História que não se aprende nos livros oficiais."

1 comentário:

goiaba disse...

Gostei de reler o apontamento sobre o livro que li em Agosto.
Obrigada.
Abraço