sábado, 7 de novembro de 2009

Timor-Leste

As possessões portuguezas na Oceania (1867)

"Este livro de autoria de Affonso de Castro, um capitão de infantaria do Exército Português que serviu como governador de Timor-Leste (actualmente Timor-Leste) no período de 1859 a 1863, é um dos primeiros estudos históricos desta antiga colónia Portuguesa. A obra é dividida em duas partes. A primeira parte examina a história de Timor Leste desde sua ocupação pelos portugueses no século XVI, e relata a conversão da rainha Mena ao Cristianismo e as disputas com os Holandeses na região. Na segunda parte do estudo, o autor examina as condições económicas, físicas e administrativas da colónia, incluindo a questão da fronteira, que foi resolvida por um tratado entre os Portugueses e os Holandeses em 1860, dividindo a ilha em duas metades."

Espreitar o site da Biblioteca Digital Mundial, satisfaz a nossa curiosidade até aos limites das obras já editadas. Desta vez, Timor-Leste e um pouco da sua História na segunda metade do século XIX.

Na época, conhecida como Regeneração, a política portuguesa confrontava os seus interesses coloniais com outros Estados, uma disputa pela hegemonia em África e no Oriente. Para Timor acordava-se, em 1860, a partilha entre holandeses e portugueses.

Sem comentários: