sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Gente feliz com Vacas!

Alentejo visto do Céu, foto in Internet, Olhares.pt

Uma mensagem que serve de contraponto à anterior. Sim, é verdade. Nós, os humanos, também podemos encontrar um pouco de felicidade no contacto com as vacas. Um artigo do Expresso ( 14 de Agosto último ) dá conta de uma experiência na Holanda, onde um casal de empresários acrescentou uma nova vertente à sua produção leiteira. Chamemos-lhe Abraçar as Vacas, uma aposta destinada a combater o stress. Bom remédio para todos, mas particularmente recomendada ao público urbano...

Para conhecer este projecto, que vem ganhando um número crescente de adeptos, transcrevo alguns excertos. E já agora, não haverá por cá empresários interessados neste negócio?


"As pessoas da cidade trazem consigo uma atmosfera diferente, diz a nossa anfitriã. Primeiro, têm de de se sentar algum tempo e sacudir a sua pressa. Em seguida, os grupos, - geralmente famílias comemorando um aniversário ou ou funcionários num dia de teambuilding - começam num estábulo próximo da vacaria, Este é o local onde podem escolher o seu macacão azul. É uma precaução necessária, porque o cheiro das vacas pode infiltrar-se com facilidade em nossas roupas.

Quando chega a altura de visitar as bezerras, Marret Hupkes diz-nos: "A regra mais importante é libertar-se do seu ego. As vacas são animais de manada e querem que você se integre. Se não adoptar a atitude delas, vão-se embora."

Chega, por fim, o momento de abraçar algumas vacas. "Ande devagar, seja discreto", diz a agricultora. "Preste atenção às orelhas e aos olhos. Se as orelhas estiverem para a frente, significa que a vaca está alerta. Se os olhos estiverem semicerrados, significa que a está relaxada."

Quando nos deitamos ao lado de uma vaca , sobre a palha, apercebemos-nos de que ela é muito maior do que parecia de longe. É de meter respeito: não deve ser fácil ter o peso de 500 quilos (...) . "Digo às pessoas para nunca se deitarem em cima da vaca, mas sim ao lado, e encostadas a ela, de contrário não seria agradável para o animal. Caso se sinta completamente relaxado, não se surpreenda se a vaca encostar a cabeça contra si", diz Hupkes. E acrescenta que anseia pelo Verão, quando todos os visitantes se podem deitar na erva e as vacas se vão sentar junto deles, por todo o lado. Como se fossem, de facto, uma manada.

"É raro uma vaca zangar-se.Se o fizer é porque tem boas razões. Lembro-me de uma visitante que queria ministrar às vacas um tratamento reiki. Não sei porquê, já que a vaca estava de perfeita saúde. Pôs as mãos perto da vaca para lhe enviar energia. De súbito o animal deixou-se cair em cima da mulher. Graças a Deus não lhe aconteceu nada. Provavelmente a vaca queria mostrar que-lhe que não estava achar piada nenhuma", diz Hupkes. "Para sua informação, a vaca também saiu ilesa".

Marijke Diel

1 comentário:

goiaba disse...

Abraçar vacas, fazer festas aos gatos, passear cães ... abraçar uma árvore ... Dar um abraço é terapia que muitos defendem, praticam e fundamentam. Eu acredito!
Abraço