terça-feira, 14 de setembro de 2010

Vacas felizes aumentam a produção

Ser feliz corresponde a uma necessidade de todas as espécies animais. Hoje falo de vacas e nos requisitos da sua felicidade, o mesmo é dizer no bem-estar físico e no carinho que lhes dispensamos. Os mais recentes estudos revelam "segredos" inimagináveis do estado dos animais, cujo comportamento não anda muito longe da psicologia humana.

A felicidade das vacas favorece a produção de leite. Exemplo disso reside no tratamento dos animais pelo nome, um facto que os pastores antigos sabiam por experiência própria. Estes dados não escapam à atenção dos empresários que não se poupam a esforços para modernizar as suas explorações. Adoptam melhores condições de higiene, instalam sistemas climatizados e recorrem a sofisticadas aparelhagens sonoras. E os resultados compensam o investimento...

No meio empresarial português contam-se alguns casos de modernidade e sucesso, como prova este artigo publicado em Agosto de 2009: "Produtor estimula vacas com Beethoven, por LUIS MANETA,17 Agosto 2009.

Proprietário de exploração leiteira de Portalegre instala sistema de música para diminuir stress de animais e aumentar a produtividade. Especialistas dizem que pode funcionar
O proprietário de uma exploração leiteira de Portalegre vai começar nos próximos dias a dar música a… 400 vacas. A ideia é "aliviar" o stress dos animais, garantir uma produção dentro de parâmetros elevados e criar um "bom ambiente" em toda a exploração.
"Gosto da música de Beethoven e é essa que se vai ouvir", explica José Ventura Nunes ao DN, esperançado em que o investimento de 1500 euros comece rapidamente a ser compensado com uma produção mais elevada.

O sistema de som está comprado e pronto a funcionar. Só falta que o electricista regresse de férias para concluir a instalação sonora, o que deverá ser em breve.
Segundo o produtor, a música far-se-á ouvir no estábulo e na sala de ordenha. Um "mimo" cuja eficácia testemunhou em visitas a explorações pecuárias da Holanda quando, conjuntamente com o filho, estava a preparar o investimento de 1,5 milhões de euros na Herdade do Vigário Geral, inaugurado no início de 2008 e que hoje atinge uma produção diária de onze mil litros de leite.
Mesmo deitadas em camas de palha e com uma alimentação de "primeira", nem sempre as vacas se mostram "dispostas" a produções elevadas. "Num dia de calor, em que o ar estava muito abafado, recolhemos menos três mil litros de leite", recorda Ventura Nunes que, desde então, decidiu investir num sistema com máquinas de ventilação - uma espécie de "ar condicionado" para bovinos - e em cortinas accionadas por um dispositivo eléctrico para proteger os animais nos dias frescos. A produção nunca mais sofreu uma quebra tão grande. A partir daí não parou de pensar numa forma de aumentar a rentabilidade da exploração. "Está estudado a nível internacional que a música ajuda a manter produções elevadas, desde que seja calma e com sons sucessivamente repetidos", diz.

Em declarações ao DN, o veterinário João de Brito Tavares confirma que a existência de instalações sonoras em explorações pecuárias é uma "solução" já estudada e posta em prática em diversos países, apesar de ser "muito rara" em Portugal.
Reconhecendo que "conhecemos muito mais da influência da música nos humanos do que nos animais", Teresa Leite, presidente da Associação Portuguesa de Musicoterapia, confirma ser possível que "determinados tipos de música produzam efeitos específicos" num processo conhecido como "uso funcional da música".

"Para uma pessoa Beethoven pode ser relaxante e para outra pode ser irritante. No caso dos animais, temos de recorrer a verdades mais universais. Hoje já sabemos dizer, em termos muito gerais, que uma música relaxante tem poucas alterações, um ritmo pouco marcado, poucas mudanças de tonalidade, sem grande intensidade de instrumentos", explica Teresa Leite, considerando que não "é nada escandaloso" que a música ajude as vacas a ficarem "menos stressadas e, consequentemente, a produzirem mais leite".
In Internet

Sem comentários: