terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Da Baía e da memória da História

A toponímia traduz a memória da História. Disso fala a experiência. Não é por isso de estranhar a mudança que acontece na sequência de revoluções, de alteração de regimes ou dos heróis do momento. Fenómeno nem sempre compreensível ... mas, que fazer?

A questão da toponímia não passou despercebida a Laurentino Gomes em 1822, uma obra acerca da independência do Brasil, cuja leitura recomendo. Passo à transcrição.

"Nenhum estado brasileiro comemora a independência do Brasil com tanto entusiasmo como a Bahia. As diferenças começam pelo calendário. O feriado de 7 de Setembro, marcado nas outras regiões por desfiles militares e escolares aos quais o povo raramente comparece., é ignorado pela maioria dos baianos. A verdadeira festa acontece no dia 2 de Julho, data da expulsão das tropas portuguesas de Salvador em 1823. E só perde para Carnaval. Antes do alvorecer milhares de pessoas saem às ruas para participar nos festejos. (....).

A Bahia decidiu o futuro do Brasil na sua forma actual, mas a festa do Dois de Julho é hoje praticamente desconhecida pelos brasileiros das outras regiões. Ao contrário do Carnaval e, apesar de também reunir milhares de pessoas, raramente é notícia nos jornais e emissoras de rádio e televisão fora da própria Bahia. Porém, um visitante desavisado que chegue à capital baiana nessa data perceberá logo ao desembarcar uma nota dissonante: o aeroporto de Salvador, que até há alguns anos atrás se chamava Dois de Julho, mudou de nome. Agora, chama-se Lúcio Eduardo Magalhães, em homenagem ao político baiano falecido em 1998. É uma prova de que o coronel da actualidade será sempre mais lembrado que todas as glórias do passado."
In 1822, pgs. 171-182

2 comentários:

goiaba disse...

Coloquei ontem esse livro na mesa de cabeceira para ler em seguida. Estou a ler um muito interessante de que darei nota no blogue quando acabar.
A sua nota foi mais uma motivação para o ler. Obrigada

Unknown disse...

Logo que tenha um bocadinho livre,não deixarei de o adquirir,espero que me encante como a Baía me encanta...
Beijinhos.