sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Egipto...que futuro?

A Tunísia deu o mote e os povos vizinhos acolheram os ventos de mudança. Mas o rumo dos acontecimentos no Egipto faz recear o pior. A agitação tomou conta das ruas e não parece haver regresso do ambiente de ferro e fogo. Que futuro espera os egípcios?

Da Internet retirei as últimas notícias do Cairo, de "uma cidade que não dorme..."

"O exército egípcio dispersou manifestantes que tentaram tomar a televisão estatal e a polícia impediu-os de se dirigirem para o Parlamento, noticia a agência Reuters. O canal noticioso Al Arabiya havia dado conta que o edifício da televisão havia sido ocupado, mas a emissão não chegou a ser interrompida. No país, o número de mortos desta sexta-feira subiu para 18 e há ainda mais de 1100 feridos.

Segundo a Al Jazeera, os manifestantes tentaram também ocupar os ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Informação, salientando que a sede do Partido Democrático Nacional (PDN), a que pertence Hosni Mubarak, foi incendiado.
Foram também incendiados pelo menos dez veículos da polícia. Nas imagens televisivas foi possível ver uma carrinha das autoridades em chamas, perto da sede da Al Jazeera no Cairo.
Os jornalistas desta estação deram conta de uma situação muito instável na capital, com o som de disparos, rebentamentos e muitos protestos, em pano de fundo, num claro desafio ao recolher obrigatório que foi alargado a todo o país. «Esta cidade não vai dormir esta noite», resumiu assim um dos jornalistas o ambiente que se vive no Cairo.-"

1 comentário:

goiaba disse...

Acho importante que se enfrentem as ditaduras mas acho que são importantes líderes fortes quando a população pode ser facilmente manipulada por extremistas. Espero que consigam fazer frente aos partidos islâmicos radicais e força para viver os próximos tempos de desequilibrio - lá como cá haverá muitos excessos ...
Abraço