sábado, 1 de janeiro de 2011

E os nossos Alunos?



Começa o ano e as preocupações com a educação persistem. Os conhecimentos dos nossos alunos continuam deficientes como se prova pelos resultados publicados pelo GAVE. Pensar que a distribuição de computadores é suficiente para melhorar a aprendizagem é um erro que os mentores do sistema educativo desconhecem ou ignoram. A destreza manual, o amadurecimento neurológico, emocional e intelectual da criança têm os seus tempos que não devem ser menosprezados.

Ensinar a olhar e a reflectir, partindo à descoberta dos "mistérios" da natureza é desenvolver a capacidade mental e emocional. Criar o gosto pelo belo e pela ordem, a riqueza da linguagem e a precisão dos números ...tantas coisas e tantas formas de alcançar esses objectivos. A leitura de um texto (não esquecer a poesia ), a observação de uma obra de arte, a localização geográfica, a avaliação do tempo, o cálculo mental...

Tantas maneiras de fomentar a aquisição de conhecimentos e desenvolver as capacidades mentais e destrezas psico-motoras das crianças. E tudo isto antes da utilização do computador que será sempre e só uma ferramenta que nunca pode dispensar as capacidades do seu utilizador.

Só mais uma nota. O êxito da educação depende de muitos outros factores. A disciplina e aproveitamento escolar traduzem o contexto da família e da sociedade. Aí residem os valores que se pretende inculcar nos jovens: disciplina, rigor e honestidade... E a isso, que respondemos nós?

Sem comentários: