segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Cidades perdidas no Saara


"Imagem de satélite do deserto com interpretação arqueológica: fortificações emolduradas a negro, áreas de desenvolviemnto a vermelho e jardins de oásis a verde"


Notícia recente: as cidades "perdidas" no Saara. Derrubado o regime de Kadaphi, abre-se uma porta à investigação arqueológica. Depois da Líbia, muito haverá também por explorar no Sudão. Isso ficará para mais tarde, quando o regime cair...Por ora, fixemo-nos na informação dada pelo Jornal de Notícias on line.



"Satélites revelam que existem mais de 100 cidades com fortes e castelos, escondidas no deserto do Saara, na Líbia.
As cidades pertenciam a uma civilização muito antiga, conhecida como os Garamantes, e esta descoberta mostra que, embora fossem bárbaros nómadas, eram muito mais complexos do que aquilo que se acreditava.
David Mattingly, o chefe da exploração, disse que "os Garamantes eram muito civilizados, viviam em grandes aldeias fortificadas como agricultores nos oásis". Eram um Estado com uma linguagem escrita e tecnologias avançadas. Foram pioneiros no estabelecimento de rotas de comércio pelo Saara.
A descoberta desta civilização vai permitir que "crianças líbias conheçam a sua história", disse Mattingly.
O fim do conflito armado na Líbia vai permitir que arqueólogos britânicos retomem as investigações no sudoeste do país, de onde tiveram de sair em Fevereiro, quando começou a revolta contra Kadafi, morto a 20 de Outubro.
A equipa de exploração já conseguiu identificar restos de tijolos de complexos semelhantes aos castelos, com paredes ainda existentes, além de traços de habitações, cemitérios, poços e sistemas de irrigação."




Sem comentários: