segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Eunice Munoz...setenta anos de artista

Setenta anos de vida artística de Eunice Munoz. Tempo de uma vida e ei-la, de boa saúde, hoje como ontem, pronta a entrar em cena. E assim será em muitas outras noites, se Deus quiser. A televisão facilitou o reconhecimento público de Eunice. A telenovela criou e alimenta a popularidade da Artista, transformando-a numa amiga que, sem nunca precisar de convite, nos visita quase todas as noites.

As primeiras imagens que dela guardo datam do tempo em que o cinema era uma raridade para mim. Os filmes Ribatejo e Homem do Ribatejo representavam a região onde nasci e, por tal motivo, muito apreciados. Aí surgia Eunice, a heroína, linda e elegante. Vestia calças e movia-se nesse cenário campestre, onde não raras vezes a Natureza irrompe com violência. Razões suficientes para que as memórias dessas histórias de final feliz me apareçam associadas a sentimentos de pânico causados pelas imagens das cheias na lezíria.

Passadas as sessões do meu "Cinema Paraíso", que funcionava numa velha cerâmica, cheguei depois aos anos sessenta quando "conheci" pessoalmente Eunice. Encontros no autocarro para Belém, sempre à segunda-feira, a caminho do Museu de Arqueologia. Demorava-me numa observação discreta, imaginando que ela estaria de regresso a casa depois do ensaio no D. Maria. Vestia-se de forma muito simples e continuava muito bonita. De uma beleza que ainda se vislumbra no rosto de uma senhora de oitenta e três anos....

2 comentários:

Unknown disse...

Publicação linda!
Aliás como sempre.
Duas pessoas bonitas: A artista homenageada e a autora do post.
Parabéns.
Bj.

goiaba disse...

Gostei da invocação. Vi há dias uma entrevista dela e recordei muitas das suas representações e quanto a admirei. Depois passei um tempo "desiludida" com as opções políticas que assumiu publicamente - legítimo mas para mim desnecessário. Mas passou. Ela é realmente espantosa - como actriz e como mulher.
Abraço