quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Adolf Merckle



Adolf Meckle, um nome quase desconhecido do grande público, chegou ontem à primeira página dos noticiários. Empresário de sucesso e senhor de uma fortuna invejável, este milionário criou um "império", mas acabou vítima do sistema capitalista que, durante toda a vida, soube gerir e aproveitar.

Desta vez, a crise trocou-lhe as voltas. Perdeu e reagiu da pior maneira, ao optar pelo suicídio, a via escolhida por muitos empresários do princípio do século XX e da década de 1930. Aconteceu na véspera do Dia de Reis. Marcas da crise que, em duas semanas, vitimou dois homens de sucesso, o primeiro dos quais em Nova Iorque por nada poder fazer para contrariar o escândalo Maloff.

O Jornal de Negócios explica o que correu mal a Merckle, um artigo que, evidentemente, precedeu o trágico fim do multimilionário.


O multimilionário que perdeu tudo

Adolf Merkle, 72 anos, membro de uma das famílias mais ricas da Alemanha está à beira da falência por ter apostado, é o termo, na queda das acções da VW. Perdeu.

Em dois dias, em finais de Outubro, as acções da VW passaram de cerca de 200 euros para 900 euros, na sequência do anúncio da Porsche sobre a sua participação na VW. E Adolf, que como muitos outros estavam nesta aposta ("curtos" em VW) à espera de comprar a um preço mais baixo para pagar acções emprestadas, perdeu milhões.

Merckle precisa agora que a banca lhe empreste entre 600 a mil milhões de euros (o empréstimo da banca ao BPP foi de 400 milhões de euros em Portugal). E a banca não parece disponível para isso.

A história ainda não chegou ao fim. O multimilionário está a exigir à banca uma solução até hoje, caso contrário ameaça falência, mas os banqueiros já lhe disseram que não está em condições de fazer ameaças. A táctica parece ser a de ser considerado "demasiado grande para falir" como está a acontecer com alguns bancos."


Nota: A história pessoal de Mercke terminou. Contava 74 e não 72 anos, como refere o artigo. Deixa quatro filhos...que hão-de continuar os próximos capítulos de uma "história" que ninguém sabe ainda como vai acabar!

Sem comentários: