quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Medicina das emoções

Benefícios do exercício físico

Quando as emoções impõem a sua força avassaladora, não há paz nem descanso. E se o repouso escasseia, logo o nosso bem-estar se ressente.

Atribuímos às emoções o estado de insónia ou as perturbações do sono que todos já sentimos, pelo menos, uma vez, porque de emoções vivemos. Tristeza, preocupação, angústia, frustração, ansiedade...e tantas, tantas outras.

Das mezinhas caseiras dos nossos avós ao acompanhamento psicológico, passando pelos narcóticos, antidepressivos e medicamentos do género... tudo meios que continuamos a utilizar, sem esquecer a prática da actividade física. Esta combate os desregramento das emoções como o gráfico, repescado da Internet, procura demonstrar em valores percentuais!...

Multiplicam-se receitas por esse mundo fora. Por agora só mais uma: a medicina das emoções. O "remédio", actualmente em moda em Bruxelas, vende-se na farmácia e consiste num CD que associa música e palavras relaxantes, transformando as ondas sonoras num indutor do sono. O "tratamento" pode associar também ondas luminosas que, emitidas em ambiente repousante, suscitam o adormecimento do paciente...

Uma prática que, em minha opinião, não parece grande novidade. Diria antes, uma prova do senso comum. Quem não reconhece o efeito apaziguador de uma boa música? E a tranquilidade que pode inspirar uma canção ? Finalmente, nada mais conveniente para dormir que um ambiente escurecido... então, não será, por isso, que dormimos mais no Inverno?

Sem comentários: