sábado, 24 de janeiro de 2009

Scannners nos Aeroportos

Segurança a quanto obrigas! É o mínimo que se pode dizer acerca dos sistemas de segurança instalados nos aeroportos e noutros espaços. Como seria de esperar, a moda começou nos Estados Unidos da América, mas também os Países da União Europeia parecem rendidos às novas tecnologias.

Ao que julgo saber, o Reino-Unido e a Holanda já dispõem deste género de equipamento em todos os aeroportos, embora a legislação comunitária não seja ainda bem clara.

Como conciliar a quebra de privacidade com uma apertada segurança? Eis a questão.
Para que conste, transcrevo um extracto publicado na Internet.


"A instalação de visores corporais nos aeroportos, que permitem visualizar qualquer pessoa praticamente nua, põe o Parlamento Europeu em choque com a Comissão Europeia, que dera luz verde àquela inovação. Em causa está a possível violação da intimidade dos passageiros.
A instalação de scanners corporais nos aeroportos da União Europeia põe em causa, segundo uma resolução aprovada ontem no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, os direitos fundamentais dos passageiros aéreos.
A medida proposta pela Comissão Europeia, que consiste na instalação de máquinas que permitem visualizar uma pessoa praticamente nua, atenta, assim, contra "a privacidade, a protecção de dados e a dignidade pessoal", pode ler-se na resolução dos eurodeputados."

Sem comentários: