sábado, 25 de abril de 2009

Convento do Carmo, memórias...


Lisboa. Na colina frente ao Castelo, o Convento do Carmo domina. A construção, meio arruinada pelo Terramoto de 1755, parece vigiar o Rossio e os lisboetas, salvo raras excepções, viram-lhe as costas...

Mas chega Abril. E aí Portugal acorda "pela mão"dos media que relembram a importância do Carmo em 1974. Passaram 35 anos desde esse dia da reconquista da democracia, embora o grande público continue a desconhecer os pormenores militares que antecederam a rendição do Professor Marcelo Caetano.

Liberdade no Carmo, um excelente trabalho da TSF, da autoria de Manuel Villasboas, "conta-nos tudo" sobre aqueles momentos de tensão no Convento do Carmo que "só por milagre", não foi destruído...

Evitou-se o derramamento de sangue e a perda de vidas. Acaso de erros de comando ou da protecção de Nuno Álvares Pereira? Ele que também lutou pela liberdade e que nesse espaço mandou construir o Convento, aonde se recolheu até ao fim dos seus dias... e que amanhã vai ser canonizado em Roma!

Convento do Carmo que, numa sequência de datas, assinala dois acontecimentos relevantes: a "conquista da liberdade" e o "lugar de santidade". Memórias da História de Portugal num espaço que urge preservar!


Sem comentários: